Pesquisadora discute alcoolismo e reinserção no trabalho

A Sessão de Estudos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ trouxe como palestrante, no dia 19 de junho, a pesquisadora Magda Vaissman. O objetivo principal foi discutir a situação dos indivíduos que sofrem de alcoolismo e sua reinserção no mercado de trabalho.

– Após longo estudo de caso, nossa proposta é fazer com que sejam ampliadas as discussões acerca da necessidade de se pensar a reinserção social do dependente químico e, sobretudo, a do usuário de álcool – afirma a pesquisadora.

O perfil dos pacientes analisados inclui, na maioria dos casos, pessoas entre 25 e 30 anos e com baixo nível de escolaridade. Os estudos possibilitaram perceber que é importante analisar toda a história e o contexto social em que o “alcoolista” – termo que deve substituir “alcoólatra”, por ser estigmatizado – está inserido.

Segundo a palestrante, na maioria das vezes, o dependente traz um histórico mostrando que o seu vício é apenas uma consequência do contexto. “Eles têm contato com pessoas dependentes desde crianças. Essa já é uma questão psicossocial”, explica. Além disso, os indivíduos pesquisados, em razão da sua origem social, foram obrigados a trabalhar muito cedo, comprometendo a sua formação profissional.

Dessa forma, Vaissman afirma ser importante criar estratégias capazes de capacitar tais dependentes dentro de um contexto de reabilitação psicológica e social. “Não basta apenas tratar o vício e depois os colocar de volta no universo do trabalho, porque eles não vão conseguir. É essencial que sejam capacitados novamente, mas em termos gerais, como cidadãos”, salienta a pesquisadora.