Começa nesta terça-feira, dia 23, o II Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ. O evento marca também o lançamento do livro "Seis décadas de trajetória da Faculdade de Farmácia", editado pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom).">Começa nesta terça-feira, dia 23, o II Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ. O evento marca também o lançamento do livro "Seis décadas de trajetória da Faculdade de Farmácia", editado pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom).">

Faculdade de Farmácia realiza Simpósio

Começa nesta terça-feira, dia 23, o II Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ. O evento, que acontece até o dia 26 de junho no Centro de Ciências da Saúde (CCS), vai marcar também o lançamento do livro "Seis décadas de trajetória da Faculdade de Farmácia", editado pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom).

A primeira edição do simpósio foi realizada em 2007, durante as comemorações dos 60 anos da Faculdade de Farmácia (separação administrativa da Faculdade de Medicina). Em 2009, o evento terá sua duração estendida de dois para quatro dias e um caráter mais científico, de acordo com Gisela Dellamora Ortiz, coordenadora do programa de pós-graduação em Ciências Farmacológicas da Faculdade de Farmácia. O público-alvo é de alunos de graduação, pós-graduação e também profissionais de áreas relacionadas à saúde.

Segundo a coordenadora, “o planejamento foi de realizar o evento a cada dois anos, já que este requer uma infraestrutura muito grande”. Para isso o simpósio recebe apoio do Banco do Brasil (graças a um convênio da UFRJ com a instituição), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Federal de Farmácia, da Sociedade Interamericana de Vigilância Sanitária, da Prefeitura da UFRJ, além de vários laboratórios de pesquisa e extensão da própria faculdade.

— No primeiro dia, na parte da manhã, teremos minicursos pré-simpósio divididos em três áreas: assistência farmacêutica, nanotecnologia e atuação do profissional farmacêutico em toxicologia forense. São temas bem atuais e relevantes para os profissionais da Farmácia e mais voltados para os estudantes de graduação, mas que nem por isso deixam de atender também aos de pós e até mesmo profissionais que queiram se atualizar na área — conta Gisela.

Os participantes do evento puderam se inscrever em um minicurso até o limite de vagas disponíveis (inicialmente cinquenta, mas que sofreram pequeno aumento para atender a procura). Os minicursos serão ministrados por profissionais de diversas instituições. O professor Eduardo Ricci, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, ministrará o de nanotecnologia, enquanto o de assistência farmacêutica ficará a cargo de Thiago Azeredo, da ENSP (Escola de Saúde Pública da FioCruz), e o de toxicologia forense, por sua vez, será dado pelo professor Maurício Yonamini, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Na parte da tarde o simpósio tem início oficial com uma solenidade de abertura, seguida de uma mesa de abertura e conferência, proferida pela professora Dulcinéia Abdalla. “A partir do segundo dia o evento passará então a seguir sua estrutura padrão, com mesas-redondas, palestras e apresentações dos trabalhos científicos”, explica Ortiz.

De acordo com a docente, não serão apenas alunos e professores que apresentarão trabalhos, mas também os funcionários, pois participam ainda do evento os servidores técnico-administrativos da Faculdade de Farmácia. “Haverá painéis da área administrativa mostrando os desafios de desenvolvimento desse trabalho, que é fundamental para o funcionamento da unidade”, afirma Gisela.

As apresentações científicas acontecem a princípio em formato de pôster dialogado e serão avaliadas por uma comissão científica formada exclusivamente por professores da faculdade. As 16 melhores serão selecionadas para uma segunda apresentação nos dois últimos dias, quando a comissão assistirá aos trabalhos e então escolherá os três melhores, que recebem premiação.
A maior parte do simpósio será realizada no auditório Rodolpho Paulo Rocco, no bloco K do CCS. “As apresentações orais de trabalhos serão no auditório Hélio Fraga, também no bloco K, e os minicursos deverão acontecer também no Hélio Fraga e nos auditórios Maria Tereza, no bloco A, e Luiz Fernando Chiavegatto, no subsolo do bloco L”, relata a coordenadora. As inscrições podem ser feitas no dia 23 na secretaria do evento.

Memorabilia

O livro "Seis décadas de trajetória da Faculdade de Farmácia" será lançado durante do simpósio. A publicação faz parte do projeto Memorabilia, editado pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom). O objetivo é fazer um registro histórico das diversas unidades da instituição, através de textos veiculados em eventos acadêmicos para a difusão do conhecimento científico, não só dentro da comunidade universitária, como para toda a sociedade.