Categorias
Memória

Especialistas discutem crescimento econômico e atuação do Estado

Por ocasião do lançamento do livro Sociedade e Economia: Estratégias de Crescimento e Desenvolvimento, o Instituto de Economia (IE) da UFRJ debateu, no dia 18 de junho, os diferentes rumos e proposições a respeito do desenvolvimento econômico no Brasil e no mundo.

Armando Castelano e João Sicsú, organizadores do livro, propuseram uma discussão sobre a necessidade de refletir a respeito da atuação do Estado. Segundo os palestrantes convidados, o “poder infraestrutural” remete à capacidade do Estado de planejar toda a sua economia e mercado em prol do desenvolvimento e crescimento do país através da implantação de políticas públicas com consistência.

Os palestrantes discutiram também o cenário econômico da América Latina. Pensando historicamente, eles afirmam que é fácil perceber que a história dos países subdesenvolvidos é marcada por uma série de falhas.

Sobre a economia brasileira, os especialistas defendem que o Estado precisa aplicar novos sistemas de produção capazes de alterar a lógica e o funcionamento atual do mercado. Na avaliação dos palestrantes, o desenvolvimento do país deve envolver também toda a sociedade.