Avaliação nutricional: por um bandejão ainda melhor

Os usuários do Restaurante Universitário Edson Luiz da UFRJ, popularmente conhecido como “bandejão”, receberam atenção especial na última terça (16/6). No horário de almoço, uma equipe do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) realizou avaliação nutricional nos frequentadores do restaurante, no intuito de obter dados para orientar ações de promoção à saúde.

— Isso vai nos ajudar na melhoria do cardápio e a direcionar melhor as porções, pois vamos conhecer as necessidades energéticas do público do restaurante — aponta a professora Luciléia Granhen Tavares Colares. A avaliação também foi útil para que cada indivíduo pudesse ter noção se suas medidas indicam risco de doenças. Quando necessário, a equipe sugeriu a procura de um nutricionista para tratamento individual. Trabalho não faltou ao grupo: no total, foram 61 avaliados.

Métodos utilizados

O procedimento consistiu inicialmente em medida de altura, peso e composição corporal. Em seguida, a pessoa se colocava atrás de um biombo, onde era tirada a circunferência da cintura. Por fim, bastava responder a um questionário de frequência alimentar. “O questionário avalia a frequência de determinados grupos de alimentos, para verificarmos um padrão alimentar do indivíduo”, explica Júlia Elba, doutoranda do INJC.

— As respostas que teremos sobre os hábitos alimentares vão nortear também a atividade de educação nutricional. Pretendemos divulgar os dados desse estudo no próximo Congresso de Extensão da UFRJ — conclui Luciléia Colares. Para quem não pôde comparecer a essa avaliação, e demais interessados, haverá outra oportunidade no dia 23 de junho, das 12h às 16h30, no Restaurante Universitário Edson Luiz.