Serviço Social realiza V Jornada de Intercâmbio

Na busca por maior integração entre os assistentes sociais que atuam na área de saúde, o setor de Serviço Social do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) promoveu nessa terça-feira (16/6) a “V Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na área de Saúde do Estado do Rio de Janeiro”, que aconteceu junto ao “I Encontro de Serviço Social da UFRJ”.

Durante a abertura do evento, Nelson Albuquerque, presidente do Grupo de Implantação do Complexo Hospitalar, frisou a importância da interdisciplinaridade para a resolução dos problemas de saúde pública brasileiros. Segundo ele, a UFRJ tem um papel fundamental na questão por possuir um dos maiores complexos hospitalares da América Latina. Albuquerque disse, ainda, que é preciso união entre os departamentos do Centro de Ciências da Saúde:

— Temos cerca de 1.000 leitos, fora o atendimento laboratorial. Se nos apresentarmos como UFRJ, juntos, e não isoladamente, concentraremos esforços. Vamos lutar no sentido da multiprofissionalidade no cuidado aos doentes — declarou.

Neoliberalismo e Universidade

Na primeira conferência do dia, “Os impactos do neoliberalismo na Universidade”, José Paulo Netto, professor da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ), criticou duramente a atual estrutura das universidades brasileiras. O docente também acredita que as soluções que vêm sendo propostas para acabar com o problema podem sucatear ainda mais a já precária estrutura acadêmica:

— Nos lugares onde a universidade é pública, há a tendência de desqualificação da instituição. Há toda uma campanha para que a universidade pública se encaixe na lógica da mercantilização da educação que vemos hoje em dia — finalizou.