Faculdade de Educação discute cinema em curso de extensão

A Faculdade de Educação da UFRJ realiza, no dia 26 de Junho, o curso de extensão “Cinema para aprender e desaprender”. O curso visa aproximar professores e alunos da experiência do cinema. O objetivo é introduzir brevemente algumas teorias cinematográficas, em particular a do cinema como substituto do olhar, como arte, pensamento e manifestação de afetos e simbolização do desejo. Propõe-se também desconstruir a visão instrumentalizada do cinema na prática pedagógica.

Após a exibição de alguns filmes dos irmãos Lumiére – que dispunham de câmera fixa e películas de 17 metros, produzindo filmes de aproximadamente 50 segundos –, os alunos irão tentar restaurar “a primeira experiência do cinema” filmando os jardins da Praia Vermelha, inspirados numa prática das oficinas pedagógicas da cinemateca francesa.

O evento tem início às 8h30 e será realizado no Auditório Manoel Maurício de Albuquerque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha. O endereço é av. Pasteur, 250 – Urca. As inscrições podem ser feitas através do e-mail cinead@fe.ufrj.br.