Categorias
Memória

Centro de Tecnologia discute o meio ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a decania do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ) organizou uma série de palestras na última sexta-feira sobre os programas de preservação ambiental desenvolvidos pelo Centro. Na mesa de abertura do evento, o decano do CT, professor Walter Suemitsu, destacou a importância de rever hábitos. Para ele, “nosso modelo de desenvolvimento torna a sociedade inviável”.

Opinião semelhante foi partilhada por Ricardo Iglesias, professor e pesquisador do Instituto de Biologia (IB/UFRJ). Ele acredita, ainda, que a questão do meio ambiente não se limita apenas à destruição de recursos naturais, mas abrange também a utilização inteligente da natureza:

— Existe uma histeria sobre cortar árvores, dizem que é uma coisa terrível. A questão não é derrubar árvores, mas sim queimá-las. Se nós tivermos um território imenso, com áreas degradadas, e transformarmos isso em uma floresta produtiva, teremos uma área que é um sumidouro de gás carbônico. Poderíamos ter, por exemplo, uma indústria do corte de árvores sem que isso fosse um delito — ponderou.

Qualidade de vida no CT

Kátia Dantas, coordenadora de diversos projetos ambientais da decania do CT, disse que o Centro de Tecnologia procura uma forma para se “mobilizar interna e externamente na conquista da qualidade de vida”. Além disso, Kátia chamou a atenção para a importância de ações individuais no cuidado com o ambiente:

— Os nossos desafios de meio ambiente do dia a dia não são tão grandes quanto os mundiais. Aqui na decania, o que a gente tem feito é ver o que causa algum impacto no CT e avaliar as ações necessárias para resolver os problemas. Se cada um agir como uma formiga, com pequenas contribuições, também ajudará na preservação da natureza — finalizou.