Categorias
Memória

Pesquisador aborda formação das galáxias na Casa da Ciência

  Veja aqui a matéria
 

A Casa da Ciência e o Observatório do Valongo iniciaram na terça-feira, dia 2, o ciclo de palestras Astronomia para Poetas 2009, com a participação de François Cuisinier, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O pesquisador abordou a formação e a evolução das galáxias. O evento prossegue até o dia 14 de julho, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 20h, na Casa da Ciência da UFRJ.

Segundo Cuisinier, há dois tipos diferentes de galáxias. As elípticas costumam apresentar um ciclo de vida mais rápido em relação às de formato espiral. As elípticas, complementa o professor, podem ser resultado da colisão de galáxias, mas essa possibilidade ainda é objeto de estudo dos pesquisadores. “Conhecemos apenas 10% do universo”, afirma.

Cuisinier apresentou ao público várias imagens produzidas por computador simulando a formação das galáxias. “Há evidências de estrelas tão velhas quanto o próprio universo”, declarou o pesquisador. Ao final do evento, foi aberto o debate para que os participantes pudessem tirar dúvidas sobre os mistérios do cosmo.

O ciclo de palestras prossegue no próximo dia 9 com a presença de Carlos Rabaça, coordenador do curso de graduação em Astronomia da UFRJ. A Casa da Ciência fica na rua Lauro Müller 3, em Botafogo. Inscrições e mais informações pelo telefone (21) 2542-7494 ou através do e-mail www.casadaciencia.ufrj.br.