Categorias
Memória

Pesar e solidariedade da UFRJ

Colegiado da UFRJ aprova moção de pesar e solidariedade aos familiares e amigos de membros da comunidade acadêmica desaparecidos junto com o voo 447 da Air France.
 O Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) – que, além do reitor e da vice-reitora, reúne pró-reitores, prefeito e decanos da UFRJ – aprovou em sua sessão de hoje, 2 de junho, moção de pesar e solidariedade aos familiares e amigos dos desaparecidos com o voo 447 da Air France, proposta pelo reitor Aloisio Teixeira e reproduzida adiante:

Moção
“A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Conselho Superior de Coordenação Executiva da instituição, em nome da comunidade universitária, manifestam o seu mais profundo pesar e se solidarizam com familiares e amigos dos passageiros do voo 447 da Air France, desaparecido na madrugada do dia 1º de junho; especialmente aos dos professores Octavio Augusto Ceva Antunes, do Instituto de Química, e Izabela Maria Furtado Kestler, da Faculdade de Letras, e do estudante Leonardo Veloso Dardengo, doutorando do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), todos passageiros da aeronave desaparecida. Manifesta, igualmente, seu pesar e sua solidariedade a Renato Machado Cotta, professor titular do Coppe, cuja filha, Bianca Cotta, e genro, Carlos Eduardo Lopes de Mello embarcaram no mesmo voo com destino a Paris."

 Octavio Augusto Ceva Antunes, graduado em Farmácia pela Universidade Federal Fluminenses (UFF), concluiu o mestrado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e o doutorado pela UFRJ. Fez pós-doutorado em Organometálicos na Universidade de Paris VI. Professor titular da UFRJ desde 2005. Foi coordenador dos programas de pós graduação em Bioquímica (2005/6) e em Química Inorgânica (1991/4). Foi professor adjunto em Química Inorgânica na UFRJ (1990/2005), pesquisador científico senior na Companhia Souza Cruz (1980/90), professor auxiliar em Química Orgânica na UFRJ (1979/80), professor assistente em Físico-Química na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (1976/77) -, analista no Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), do Conselho Nacional do Petróleo (1974/75) e monitor em Química Analítica na UFF (1972/74). Tem mais de 200 artigos publicados em periódicos especializados, 5 capítulos de livros e 1 livro. Possui 23 pedidos de patentes. Supervisionou 22 pós-doutorados. Orientou ou co-orientou 46 dissertações de mestrado e 30 teses de doutorado nas áreas de Química, Bioquímica e Engenharia Química. Recebeu diversos prêmios e/ou homenagens. Foi consultor da Organização Mundial de Saúde (Genebra) em produção de fármacos anti-HIV-AIDS (2004-2008). Foi professor visitante (1ª classe) na Universidade Louis Pasteur de Estrasburgo (junho de 2008). Envolvido, também, com diferentes projetos de PD&I no setor industrial, tendo sido responsável pela implantação de diversos processos de produção de fármacos e nutracêuticos. Revisor de diversas publicações científicas. Membro do corpo editorial da Revista Virtual de Química-RJ, do "Letters in Organic Chemistry", do "Letters in Drug Design and Discovery", do "Journal of Food Technology", do "The Open Enzyme Inhibition Journal" e do "The Open Inorganic Chemistry Journal". Faz parte grupo de redatores (“highlighters”) do "Organic Process Research & Development" da American Chemical Society. Além de consultor AdHoc de agências como CNPq, Capes, Faperj, Fapesp, Fapergs, entre outras; Consultor da Agence Nationale de Recherche (França), Deutsche Forschunggsgemeinerschaft (Alemanha) para o Programa EFC, do Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnologia (Argentina) e do International Center for Frontier Research in Chemistry (Estrasburgo, França). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C.

 Izabela Maria Furtado Kestler, mestre em Neuere Deutsche Literaturgeschichte – Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1986) e doutora em Neuere Deutsche Literaturgeschichte – Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1991). Membro do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Lingüística Aplicada e professor associado 1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente no ensino de Literatura Alemã. Membro-fundador da Associação Goethe do Brasil, criada em abril de 2009. Assim como membro das seguintes associações: Goethe-Gesellschaft em Weimar; Heinrich-Heine Gesellschaft em Düsseldorf; Gesellschaft für Exilforschung em Berlim; Österreichische Gesellschaft für Exilforschung em Viena; Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos; Internationale Vereinigung für Germanistik; e Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro. Izabela Maria atua nos seguinte temas de pesquisa: período da arte (Kunstperiode), classicismo de Weimar, Heinrich Heine, Friedrich Schiller, Friedrich Schlegel e Johann Wolfgang von Goethe.

 Leonardo Veloso Dardengo, graduado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), concluiu o mestrado em “Environmental Technology” pela Universidade de Greenwich (Inglaterra) em 2001. Atualmente, como bolsista de doutorado no Coppe da UFRJ, publicou dois artigos em periódicos especializados e quatro trabalhos em anais de eventos. Participou de dois no exterior e sete no Brasil. Entre 2002 e 2004, participou de 12 projetos de pesquisa, sendo que coordenou dois destes. Sua área de atuação é a Oceanografia e a Hidrologia, com  ênfase em Sensoriamento remoto, Modelagem Numérica e Dinâmica de Sedimentos Coesivos. Em suas atividades profissionais interagiu com 45 colaboradores em co-autoria de trabalhos científicos.

Missa em memória da professora Izabela Kestler
Na próxima sexta-feira, dia 5, será realizada missa em memória da professora Izabela Kestler, vítima do acidente com o voo 447 da Air France, na última segunda-feira. A celebração acontecerá às 9h na Igreja Santa Rita, localizada no Largo de Santa Rita, próximo à Avenida Marechal Floriano e Rua Theóphilo Otoni, no Centro do Rio.