">Dois docentes e um estudante de pós-graduação da UFRJ estão entre os passageiros do voô 447 da Air France.

Professores da UFRJ estão entre os desaparecidos do voo 447

Três integrantes da comunidade acadêmica da UFRJ estão entre os desaparecidos do voo 447 da Air France. São eles os professores Izabela Maria Furtado Kestler (Faculdade de Letras), Octavio Augusto Ceva Antunes (Instituto de Química) e Leonardo Veloso Dardengo, doutorando do Instituto Alberto Luís Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe). A notícia é confirmada por colegas da universidade que tiveram contato com os parentes das vítimas, embora a empresa ainda não tenha divulgado oficialmente os nomes das vítimas, incluindo as brasileiras, o que somente ocorrerá quando os familiares dos 228 passageiros de 31 nacionalidades diferentes forem avisados.

Ainda sem paradeiro, a aeronave, que decolou do Rio de Janeiro com destino a Paris, na madrugada desta última segunda-feira (1º/6), levava Octavio Antunes, professor titular do Instituto de Química (IQ), que viajava a convite do Comitê da Université de Cergy-Pontoise (França) para atuar como professor visitante na instituição. Segundo informações do IQ, ele estaria acompanhado da esposa, Patrícia Maria Nazareth Ceva Antunes, ex-aluna de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) do IQ, e do filho do casal, Mateus Nazareth Ceva Antunes.

Outra que também estava no voo, é Izabela Kestler, professora associada de Literatura e Língua Alemã do Departamento de Letras Anglo-germânicas da Faculdade de Letras (FL/UFRJ). A docente seguia para Leipzig, na Alemanha, com escala em Paris, onde participaria do 81º Congresso Anual/Assembleia da Sociedade Goethe-Weimar.

A recente tragédia também envolve o estudante de pós-graduação Leonardo Veloso Dardengo, 31 anos. A informação foi confirmada pelo Coppe, unidade da UFRJ na qual ele cursa doutorado. Natural de Vitória (ES), Leonardo realizava pesquisas no Laboratório de Hidrologia, atuando na área de Oceanografia. Segundo familiares, ele foi à Europa para um curso e visitar amigos.

A universidade emitiu nota de pesar pela tragédia, transmitindo seus votos de solidariedade a todas as famílias envolvidas no acidente, em especial, aos parentes, colegas e amigos dos três integrantes da comunidade acadêmica da UFRJ. Clique aqui para ler a "Moção de Pesar e Solidariedade" emitida pelo Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) da UFRJ.