Obras provocam alterações no trânsito da Cidade Universitária

Muitas obras estão programadas para ocorrer ao longo de 2009. Algumas delas já estão em andamento, como a construção do sistema de ciclovias e da Estação de Integração do Transporte Público, e começam a acarretar mudanças na Cidade Universitária antes mesmo de sua conclusão.

A Estação de Integração do Transporte Público, em andamento na rua Rodolpho Paulo Rocco, visa reorganizar o transporte dentro do campus. Segundo Ivan Carmo, vice-prefeito da Cidade Universitária, os ônibus externos deixariam os passageiros na estação, de onde os ônibus internos partiriam recolhendo os passageiros. “Também está prevista a remoção daqueles trailers que ficam próximos ao Hospital Universitário e sua realocação para a estação”, disse Ivan.

A obra, que está em curso desde o início do mês de maio, já causa modificações nos trajetos dos ônibus que circulam pela Cidade Universitária. Desde o dia 18 de maio, a rua Rodolpho Paulo Rocco, principal acesso à Linha Vermelha em ambos os sentidos, encontra-se interditada no trecho da obra. “Chegamos ao momento em que não há mais como manter a obra dentro do canteiro. Como a obra envolve a via Rodolpho Paulo Rocco, ela já está atrapalhando seu funcionamento. Mas tivemos tempo de planejar saídas e divulgar o fechamento da rua sinalizada”, explicou o vice-prefeito.

A interdição não atrapalhará o acesso ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) ou aos estacionamentos perto do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). “A rua Paulo Rocco não será interditada completamente, apenas no trecho próximo ao canteiro de obras no sentido de saída. Os ônibus que passam por ali e seguem pelo Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) em direção ao ponto da Linha Vermelha continuam passando e os estacionamentos que têm entrada pela Paulo Rocco também continuam funcionando”, comentou Ivan Carmo.

A prefeitura já está distribuindo panfletos e e-mails informando as modificações no trânsito. Nos informativos são indicados dois caminhos alternativos para entrar na Linha Vermelha. Para seguir em direção ao Centro é necessário utilizar a saída próxima ao Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG). O acesso deve ser feito através da rua Maria Dolores, próxima ao Corpo de Bombeiros. O acesso à Linha Vermelha, sentido Baixada Fluminense/Petrópolis/Aeroporto, deve ser feito pela praça Edson Saad ou pela avenida Carlos Chagas. O desvio terá duração de 150 dias.