Música inspira cientistas por 20 minutos

O evento “20 minutos de inspiração”, promovido pelo Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, animou o auditório Rodolpho Paulo Rocco na terça-feira (26/05). O bom humor é marca registrada dos eventos organizados pelo professor Leopoldo de Meis. Nesta edição, a novidade foi a participação de um grupo de música experimental da Escola de Música da UFRJ, que convidou a plateia a participar da composição de uma orquestra.

Quem conduziu a dinâmica foi Leonardo Fuks, PhD em Acústica Musical. “Como o próprio nome ‘música experimental’ diz, estamos aqui para experimentar em todos os sentidos. Vamos mostrar como funciona uma orquestra caótica”, propôs Leonardo. Flautas doces foram distribuídas ao público, que foi instruído quanto ao momento certo de emitir cada nota musical. “Vamos dividir com vocês o estresse de tocar. São 20 minutos de inspiração, mas vocês vão usar a expiração”, brincou Fuks.

Risadas não faltaram durante a performance dos músicos de primeira mão. Mas as notas suaves e afinadas que soaram dos instrumentos de Leonardo, Eduardo Camenietzki e Tiago Calderano, componentes da banda, definitivamente salvaram a orquestra. O resultado foi uma emocionante apresentação de “O Ovo”, baião de Hermeto Paschoal, e da “Marcha dos Índios Cariri” (com direito à marcha da plateia).

Homenagem

Matando a curiosidade dos espectadores, Leopoldo de Meis anunciou que a homenageada era Andrea Thompson Da Poian, professora do IBqM. O foco de trabalho da professora são vírus e proteínas. Ela também atua em projetos que visam aproximar a universidade da escola básica, principalmente em relação às práticas de ensino de ciências. Em meio a longos aplausos, Andrea recebeu o cumprimento dos colegas e amigos.

Vencedor

Finalmente chegou o momento que todos esperavam: seria revelado o vencedor do desafio “O que é ciência?”. A resposta escolhida foi a de Renato Fernandes de Paulo, doutorando do Laboratório de Química Fisiológica da Contração Muscular do IBqM. “A ciência é a oficina do desassossego”, disse ele. Para lançar o próximo desafio, foi exibido o vídeo “A fala dos profetas”. E eis a questão a ser respondida: “Como avaliar o cientista?”