Instituto de Economia promove debate sobre livro dedicado a Ruy Marini

O Instituto de Economia (IE) da UFRJ, o Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) e as editoras Bomtempo e PUC-Rio promovem um debate de lançamento do livro A América Latina e os desafios da globalização: ensaios dedicados a Ruy Mauro Marini, no dia 5 de junho, às 11h, na sala 106 do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), com os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) Carlos Eduardo Martins e Marcelo Carcanholo. A discussão terá como tema a América Latina e as teorias formuladas por Marini, pensador considerado um pilar da construção do pensamento marxista na América Latina.

A obra reúne 16 ensaios de intelectuais consagrados, como Theotonio dos Santos e Emir Sader, que retomam o aspecto político e militante das obras de Marini, os debates sobre as tendências do sistema e da economia mundial, a articulação entre a acumulação de capital e o trabalho e o pensamento social latino-americano.

Ruy Marini foi um cientista social brasileiro conhecido internacionalmente pela sua Teoria da Dependência. Nos anos 60 formulou um pensamento crítico e alternativo às visões do Partido Comunista Brasileiro (PCB) sobre o processo de desenvolvimento brasileiro, retomando o pensamento de Lenin e de Trotski. Em 1964, exilou-se no México e, após ser preso e torturado naquele país, mudou-se para o Chile, onde foi professor da Universidade do Chile até a queda do governo de Salvador Allende, em 1973.

Retornou ao México em 1974 para lecionar na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), onde produziu a maior parte de sua obra. Dentre as mais famosas estão Subdesenvolvimento e revolução, Dialética da dependência e O reformismo e a contra-revolução.

O CCJE fica localizado no campus da Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250, Urca.