">A Associação dos Ex-alunos da Escola de Química (EXAEQ) da UFRJ se reuniu em seu tradicional “Encontrão” no Fórum de Ciência e Cultura na noite da sexta-feira, dia 22 de maio, com o objetivo de arrecadar fundos para financiar a revitalização da sala E-126 da escola, localizada no bloco E do Centro de Tecnologia da Cidade Universitária.

Ex-alunos de Química arrecadam fundos para revitalização de sala de aula

A Associação dos Ex-alunos da Escola de Química (EXAEQ) da UFRJ se reuniu em seu tradicional “Encontrão” no Fórum de Ciência e Cultura na noite da sexta-feira, dia 22 de maio, com o objetivo de arrecadar fundos para financiar a revitalização da sala E-126 da escola, localizada no bloco E do Centro de Tecnologia da Cidade Universitária. Desde 2007, o conselho consultivo da Escola de Química, formado por ex-alunos e professores, tem mobilizado empresas privadas e associações com o intuito de melhorar a infraestrutura de suas dependências. Segundo Luiz Antônio D’Ávila, diretor da unidade, já foram revitalizados mais de 10 espaços. A sala E-126 é a última da lista.

A EXAEQ, por meio de seu presidente, Paulo Prillwitz, resolveu contribuir para as obras e estipulou a meta de arrecadar cerca de R$ 500 de cada integrante para atingir o montante de R$ 14 mil necessário para o empreendimento. A sala financiada pela associação passaria a se chamar “Sala Ex-alunos EQ73”, em homenagem ao ano de formatura dos presentes na reunião. A EXAEQ vai recolher contribuições até junho, pois o plano é iniciar as obras em julho, mês de férias, para que a sala seja inaugurada em agosto.

A iniciativa do conselho consultivo surgiu depois de um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que mostrou que a precária condição das salas de aula era um dos principais motivos de evasão nos cursos da escola. “O sucesso da revitalização é percebido pelo maior número de alunos que hoje permanecem na escola. A biblioteca hoje é um lugar agradável e convidativo”, disse Paulo Prillwitz. A Biblioteca da EQ foi um dos espaços revitalizados através do patrocínio da UNIPAR em maio de 2007. Hoje o espaço conta com um acervo de 2.522 títulos e 3.640 exemplares e possui 12 computadores para consulta à internet e trabalhos acadêmicos.

O diretor da escola disse que, depois das revitalizações e também em decorrência de mudanças no mercado de trabalho, o número de alunos matriculados nos cursos de Química já aumentou. Paulo Prillwitz aproveitou a ocasião para destacar a importância da implantação de um espaço físico para a EXAEQ no campus da Cidade Universitária: “A associação precisa deste espaço para mostrar sua presença junto aos alunos atuais”.

A próxima obra de revitalização a ser concluída é o Complexo de Biocombustíveis, que tinha previsão de inauguração para o ano passado. Segundo Luiz Antônio D’Ávila, a estrutura física já está pronta e falta apenas a licitação da planta-piloto e a aquisição de equipamentos.