Categorias
Memória

Projeto “Caminhos de Darwin” tem ciclo de palestras nos municípios

 Representantes de 12 prefeituras do Estado que participam do projeto “Caminhos de Darwin” reuniram-se na segunda, dia 18, na Casa da Ciência com o objetivo de discutir a organização das atividades educativas, culturais e turísticas previstas para este ano. Estão programadas palestras, exposições, apresentações teatrais e exibição de vídeos nas cidades por onde o naturalista britânico Charles Darwin passou em sua visita ao Rio de Janeiro em 1832. O projeto marca as comemorações dos 150 anos da teoria da seleção natural das espécies.

Visando oferecer subsídios teóricos para o desenvolvimento das atividades, a Casa da Ciência está realizando um ciclo de palestras nos municípios, tendo como público-alvo professores, gestores governamentais, guardas municipais, donos de hotéis e restaurantes e moradores. Itaboraí e São Pedro da Aldeia já receberam a visita de pesquisadores da obra de Charles Darwin. Esta semana, o projeto “Palestra nas Cidades” estará em Cabo Frio e Araruama. Haverá também encontros em Niterói e Maricá até o início de junho.

Outra atividade da agenda é a exposição Darwin Now, uma série integrada de eventos, oficinas e conferências promovida pelo Conselho Britânico. Esse projeto passará por Araruama, de 22 de maio a 7 de junho, e Conceição de Macabu, de 12 a 27 de junho. No segundo semestre a exposição Darwin Now percorrerá outros locais do país, com possibilidade de retornar aos municípios fluminenses em 2010. O pedido foi feito pela diretora-executiva da Casa da Ciência, Fátima Brito. “As atividades serão realizadas este ano em comemoração a Charles Darwin, mas o projeto ‘Caminhos de Darwin’ é permanente”, destaca Fátima.

Uma exposição de rochas e minerais, realizada por meio do Departamento de Recursos Minerais (DRM), parceiro no projeto “Caminhos de Darwin”, está programada para o segundo semestre. A organização também está tentando viabilizar a instalação de novas placas para incentivar o turismo científico no Norte Fluminense. Outras duas ações estão sendo articuladas: a caminhada na trilha do Engenho do Mato, que deverá acontecer no dia 26 de junho, e o Passeio Ciclístico Darwin, com apoio da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. Neste último, a ideia é promover o evento no dia 18 de outubro, coincidindo com a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mas a data ainda não foi confirmada.

Mais informações sobre ao projeto podem ser encontradas no site www.casadaciencia.ufrj.br/caminhosdedarwin.