Categorias
Memória

Ponte para a Linha Vermelha

O governo do estado do Rio deverá garantir as verbas para a construção da ponte ligando a Cidade Universitária à Linha Vermelha.
 O governo do estado do Rio deverá garantir as verbas para a construção da ponte ligando a Cidade Universitária à Linha Vermelha. Orçados em cerca de R$ 18 milhões, os recursos para o futuro acesso estão sendo garantidos pelo vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão. A notícia é do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR3), Carlos Antonio Levi, divulgada na última segunda-feira (11/5), durante o encontro semanal com os demais membros do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD).

“Estivemos reunidos e o vice-governador se comprometeu em conseguir os recursos para esta construção”, reitera Levi, lembrando que a obra, além de desafogar o trânsito em horários de fluxo intenso, é uma das medidas previstas no conceito de integração do Plano Diretor UFRJ 2020.

Os estudos acerca do melhor caminho para a nova via de ligação entre a Linha Vermelha e a rótula do Centro de Tecnologia estão sob a responsabilidade da equipe de Francisco Lopes, professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ.  Há duas possibilidades de traçado. Na primeira, a ponte passaria por cima da Linha Vermelha em direção à Vila do João e depois tomaria o sentido Centro. No outra hipótese, atravessaria o Canal do Cunha, seguindo em direção ao Caju, passando por baixo da Linha Vermelha e saindo em direção ao Centro.

Reunião do Conselho Participativo do Plano Diretor
Na próxima sexta (15/5), será realizada a segunda reunião do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020. O evento acontecerá, às 10h, na Sala de Sessões do Conselho do Centro de Tecnologia da UFRJ. Em debate, o documento aprovado pelo Conselho Universitário para as discussões interna e externa.