Cerimônia abre o 16º Pesquisando em Enfermagem

Na tarde de segunda-feira, 11 de maio, aconteceu na Escola de Enfermagem Ana Nery (EEAN) a cerimônia de abertura do 16º Pesquisando em Enfermagem. Realizado pelo Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN da UFRJ em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem e o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, o evento comemora 15 anos de incentivo à produção científica de professores e alunos da graduação e pós-graduação.

O 16º Pesquisando em Enfermagem apresentará aproximadamente 150 trabalhos até a quinta-feira, 14 de maio, no pavilhão de aulas da EEAN. O evento ainda incorpora a 12ª Jornada Nacional de História da Enfermagem, promovida pelo Núcleo de História da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS), e o 9º Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem, realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Fundamentos do Cuidado de Enfermagem (NUCLEARTE).

O cerimonial de abertura contou com a participação de cerca de 70 pessoas, entre alunos, professores, chefes de departamento, coordenadores, representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RJ), da Associação Brasileira de Enfermagem e do sindicato da categoria. Foi tema de breve discussão a valorização da classe e sua relação com as políticas públicas na área da saúde, além da atuação do COREN-RJ tendo em vista os direitos trabalhistas.

A professora Maria Antonieta Rubio Tyrrell, diretora da EEAN, fez um discurso emocionado em razão do crescimento do evento e agradeceu a colaboração de todas as diretoras que a antecederam. Inicialmente eram apresentados apenas trabalhos de alunos e professores da escola; no entanto, o Pesquisando em Enfermagem chega à 16ª edição sendo reconhecido pela comunidade científica internacional.

Mais uma vez, o evento conta com a participação de pesquisadores de centros latino-americanos. Mesmo que em razão da pandemia de gripe suína, dez pesquisadores da Universidade de Toluca, no México, e outros quatro da Argentina, Colômbia e Peru deixaram de comparecer ao evento.

Segundo a diretora, em 1994 foi possível a realização da primeira edição após a combinação de fatores essenciais: a iniciação científica da graduação e as criações do curso de doutorado da EEAN em 1989 e dos núcleos de pesquisa em enfermagem, 1993.

A organizadora do evento, professora Gláucia Valadares, resumiu a importância do Pesquisando em Enfermagem: “Incentivar a realização de pesquisas em enfermagem e áreas afins, divulgar pesquisas em andamento e relatórios finais, favorecer o intercâmbio entre pesquisadores e discutir possibilidades de melhorias para a saúde tendo como base a conjuntura atual da saúde no país.”

Após a cerimônia, Dálete Mota, enfermeira Doutora pelo Programa de Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da USP, ministrou conferência cujo tema foi Pesquisa Clínica e sua Aplicabilidade em Enfermagem. A pesquisadora abordou os caminhos éticos e legais da pesquisa e a importância do papel do enfermeiro na coordenação da pesquisa clínica. Ainda constatou que a pesquisa no Brasil é de alto rendimento, porém a demora provocada pela burocracia afasta os patrocinadores.

Na sequência, antes do coquetel de encerramento, os músicos do Hospital Central do Exército (HCE) – com uma enfermeira entre eles – se apresentaram, munidos de viola, violão, pandeiro e flauta, com um repertório que ia do baião ao pop, passando pela bossa nova, samba, chorinho. A atividade cultural foi uma mostra do trabalho de humanização hospitalar através da música.