Feira de Economia Solidária no Centro de Tecnologia

Com opções diversificadas e criativas de presente para o dia das mães, vai até as 17h de hoje (8/5), a Feira da Economia Solidária, no hall dos elevadores do Centro de Tecnologia (CT). O evento faz parte do programa do Governo Federal denominado Fórum de Economia Solidária e reúne trabalhos de artesãos de diversas origens, mas que têm em comum a reciclagem de materiais.

A ideia surgiu durante o I Fórum Social Mundial (I FSM), a partir da oficina “Economia Popular Solidária e Autogestão”, que tratava da auto-organização dos trabalhadores, políticas públicas e das perspectivas econômicas e sociais de trabalho e renda. O fórum realizado em janeiro de 2001 reuniu 1.500 pessoas. As feiras acontecem em diversas universidades.

Atuando como um programa de geração de renda, consciência ética e ambiental, o fórum reúne artesãos do Rio de Janeiro, Niterói, Mesquita e Nova Iguaçu. Socióloga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Olinéia Cysneiros faz parte do fórum do Centro do Rio de Janeiro e de Niterói há dois anos: ”A solidariedade, que nos permite compartilhar, e a preocupação de ajudar e fazer o bem aos outros me incentivaram a pesquisar o tema e a fazer parte do fórum hoje.”

A feira reúne artesãos autônomos, como a moradora de Nova Iguaçu Luciene Brito, que aprendeu na escola do filho a confeccionar diversos tipos de cestas a partir de tiras de jornal. Há também grupos, como o Papel Pinel, em que 20 usuários do serviço de saúde mental do Instituto Municipal Philippe Pinel encontram a possibilidade de resgatar o direito ao trabalho, produzindo blocos, camisas, caixas, cartões e cadernos de forma artesanal.

A feira, que já esteve no CT em outubro de 2008, durante o Primeiro Festival de Economia Solidária, estará em Niterói na próxima semana e deve voltar ao Centro de Tecnologia em junho.