Cineasta apresenta documentário sobre a Operação Condor

O cineasta brasileiro Roberto Mader, ao realizar o documentário Condor, lançado em 2007, percorreu a América do Sul para entrevistar militares e ativistas políticos. O objetivo era sair em busca de histórias sobre o terrorismo de Estado praticado durante a Operação Condor, atividade de cooperação dos regimes ditatoriais do continente sul-americano que consistia em perseguir opositores políticos do regime militar. Roberto Mader contou ao público participante do projeto Direitos Humanos em Tela, realizado na quarta, dia 29, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), a sua experiência na realização do filme. Os efeitos do período ditatorial no Brasil também foram debatidos.

“O silêncio falou” foi a reação de um espectador após assistir ao filme, referindo-se ao modo como entrevistados que prestaram depoimento se expressavam até mesmo quando não falavam. Além de vítimas da Operação Condor, o diretor conversou com o filho do ditador Augusto Pinochet, o general Manoel Contreras, um dos principais aliados do falecido ex-ditador chileno, e Jarbas Passarinho, então ministro da Justiça do regime militar brasileiro, dentre outros.

– Queria contar a história contextualizando o período. Por isso não me prendi a dados, procurei experiências pessoais. Ao final do filme, é possível se lembrar das histórias de quem tem parentes desaparecidos. O número de mortos não expressa nenhuma ditadura, mas sim as trevas, o hiato – declara o diretor.

O debate ficou marcado pela discussão acerca da anistia, pela questão da abertura dos arquivos da ditadura e pelo conhecimento das consequências do autoritarismo, dentre elas a impunidade. O público era formado em sua maioria por alunos da Escola de Serviço Social da UFRJ, que se manifestaram dizendo que o ensino sobre ditadura nos colégios é deficiente. Alguns estudantes afirmaram ainda que não tinham noção da intensidade da repressão promovida pelos militares. O filme foi premiado como melhor documentário no Festival do Rio de 2007.

“Direitos Humanos em Tela” é um projeto do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), que exibe filmes seguidos de debates toda última quarta-feira do mês. O próximo filme será Justiça (2004, 100 min), de Maria Augusta Ramos.