Serviço Social oferece cursos de extensão

O Centro de Cidadania da Praia Vermelha da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ realiza, entre os dias 14 de março e 11 de julho, quatro cursos de extensão gratuitos sob a coordenação geral de Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva, diretora da ESS, e Luiz Eduardo Acosta, coordenador de extensão da ESS. Serão oferecidas 185 vagas para quatro cursos destinados aos estudantes da escola, supervisores de campo de estágio e líderes dos movimentos sociais.

As inscrições podem ser feitas através do endereço www.ess.ufrj.br e os participantes com presença comprovada em 75% das aulas receberão um certificado. As aulas serão realizadas na sala 10 do prédio da ESS, localizado no campus da Praia vermelha, Avenida Pasteur, 250 – Fundos.

Confira os cursos oferecidos:
BRASIL EM TELA
Descrição do curso: representa um esforço, através da filmografia, de resgatar a história política, social e cultural do Brasil, passada e contemporânea, com o objetivo de destacar os sujeitos sociais protagonistas de nossa história que lutaram e lutam por um país justo e igualitário.

DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS
Descrição do curso: o curso abordará temas relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos e tratará de formas de prevenção no exercício da sexualidade.

ESCOLA QUE PROTEGE
Descrição do curso: objetiva a formação de profissionais de educação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situações de violência física, psicológica, negligência, abandono, abuso sexual, exploração do trabalho infantil, exploração sexual comercial e tráfico para esses fins, em uma abordagem preventiva.

INFORMÁTICA BÁSICA: USO DE APLICATIVOS EM SOFTWARE LIVRE PARA O TRABALHO SOCIAL E ACADÊMICO
Descrição do curso: os aplicativos de software: vantagens técnicas, sociais, econômicas e políticas. Principais aplicativos para o dia a dia do trabalho acadêmico: OpenOffice, Firefox, Gimp. Uso do OpenOffice (BrOffice no Brasil) na formatação de textos: numeração alternada de páginas e construção de sumário automaticamente. Apresentações com OpenOffice. Planilhas de cálculo. Extensões do navegador Firefox com os serviços do Google: bloco de notas e disco virtual. A Web 2.0: interatividade e compartilhamento de trabalhos. Uso dos aplicativos do escritório virtual do Google em trabalhos compartilhados. Outras ferramentas para o trabalho colaborativo: CMS`s, Wiki`s e Blog`s. As redes sociais: Orkut, Facebook, MySpace.