">O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou nesta segunda-feira, dia 27, a edição nº 1 da Revista Versus com uma palestra do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann.

Palestra com Marcio Pochmann marca lançamento da revista Versus

O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou nesta segunda-feira, dia 27, a edição nº 1 da Revista Versus com uma palestra do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. O convidado abordou a crise financeira mundial e as políticas econômicas necessárias para reduzir seus efeitos no cenário brasileiro. O evento, que teve a mediação do decano do CCJE, Alcino Ferreira Camara Neto, ocorreu no salão Anísio Teixeira da Faculdade de Educação (FE/UFRJ), no campus da Praia Vermelha.

Pochmann, que também é professor da Unicamp, afirmou que o país apresenta uma estrutura tributária “regressiva”. Ele defendeu uma reforma tributária que passe a onerar as camadas mais ricas da sociedade. Durante a palestra, o economista falou também sobre o papel da educação. Segundo ele, há uma concepção de que no Brasil apenas o jovem deve estudar. “Estamos prisioneiros de uma concepção de educação funcional voltada para o trabalho. No entanto, 70% dos postos de trabalho estão no setor de serviços. A educação será necessária ao longo da vida”, ressaltou Pochmann para uma plateia formada, em sua maioria, por estudantes.

A entrevista com Marcio Pochmann é um dos destaques do lançamento da Revista Versus.  Em seu primeiro número, a publicação traz também uma entrevista exclusiva com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Outros assuntos incluem os 50 anos da Revolução Cubana, os 30 anos da Lei da Anistia e um debate sobre o Oriente Médio. Uma série de artigos acadêmicos sobre política monetária compõe a edição.