Categorias
Memória

Museu Nacional recebe seminário sobre a Plantation

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, juntamente com o Laboratório de Antropologia e História do Rio de Janeiro (LAH) e o Fernand Braudel Center da State University of New York/Binghamton, realiza nos dias 4 e 5 de maio o seminário internacional Repensando a plantation: paisagens simbólicas, sociais e materiais.

O evento tem por objetivo promover a discussão teórica e metodológica de diversos estudos antropológicos, históricos e arqueológicos sobre a plantation, sistema econômico de exploração agrícola implantado no período colonial no Brasil, Cuba, Porto Rico, costa ocidental da África e sul dos Estados Unidos. Serão apresentados estudos comparativos sobre as representações das paisagens e das tecnologias nas antigas áreas de plantation, além de trabalhos sobre a arqueologia de fazendas, engenhos e fortalezas e sobre a história dos objetos e da arquitetura colonial e atlântica.

O seminário será composto de mesas-redondas que acontecerão no Auditório do Horto do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista. A programação completa está disponível em http://lah.ppgasmuseu.etc.br/RPprograma1.html.