Lançamento de Estruturas Isostáticas

Inspirada pelos próprios mestres da Escola Politécnica (Poli) e baseando-se em estudos que realiza desde 1978, a professora Maria Cascão Ferreira de Almeida lançou na terça (14/4) o livro Estruturas Isostáticas. O evento reuniu professores e alunos da UFRJ no Auditório André Rebouças, bloco D do Centro de Tecnologia, e contou com a presença do professor e diretor da Poli, Ericksson Rocha e Almendra.

— Quando um professor publica uma obra como essa, prova a dedicação ao trabalho que escolheu e aos alunos — disse o diretor, estimulando os professores a publicarem trabalhos também, pois para ele quando um professor lança um livro todos são beneficiados, não só a escola (Poli) ou a UFRJ.

Abordando conceitos de estruturas e noções básicas da estática, a obra passa por aplicações e determinações das linhas de estado de vigas, grelhas, além de outras influências. “Espero que o livro seja uma fonte de estímulo aos nossos alunos”, afirmou a professora Maria sobre o livro, que é reflexo de mais de 36 anos de prática e 16 anos de ensino de engenharia.

Para o professor Francisco Costa Reis, do Departamento de Mecânica Aplicada e estruturas, há na obra a preocupação em dar aos alunos material didático bem embasado e melhorar a qualidade das aulas. Costa considera um esforço significativo a edição de um livro desse caráter e elogia:

— A integração da parte gráfica com a parte técnica deu um excelente resultado! É uma obra que reúne forma e conteúdo, atraindo a leitura.

Haverá outro lançamento do livro dia 7 de maio, a partir das 17h, no Clube de Engenharia, onde acontecerá também a palestra “Controle Eficiente da Fissuração no Concreto”. O endereço é Avenida Rio Branco, 124, Centro do Rio de Janeiro.