">O Conselho Universitário aprovou, no último dia 16, o parecer da Comissão de Desenvolvimento sobre a alocação de recursos destinados a investimentos propostos pelo Plano de Desenvolvimento da Cidade Universitária, um dos eixos do Plano Diretor UFRJ 2020.

Consuni aprova investimentos no Plano Diretor

O Conselho Universitário aprovou, no último dia 16, o parecer da Comissão de Desenvolvimento sobre a alocação de recursos destinados a investimentos propostos pelo Plano de Desenvolvimento da Cidade Universitária, um dos eixos do Plano Diretor UFRJ 2020. Do total de R$ 115 milhões destinados para os próximos quatro anos, cerca de R$ 62 milhões são referentes a investimentos em áreas não edificadas; R$ 24 milhões são para expansões já em andamento, enquanto R$ 29 milhões serão investidos em equipamentos e mobiliário. Somente para este ano, a universidade já conta com R$ 56 milhões já internalizados.

Além da divulgação da Proposta Preliminar para Discussão do Plano Diretor UFRJ, apresentada no Conselho Universitário do dia 9 de abril, o documento autoriza os investimentos em áreas não edificadas para obras:

– de ampliação do atual Restaurante da Faculdade de Letras;

– de construção do Restaurante Universitário na área indicada pela Proposta Preliminar do Plano Diretor para o Centro de Convergência CCMN-CT;

– de construção de residências universitárias na área indicada pela Proposta Preliminar do Plano Diretor para o Centro de Convergência CCJE-CFCH-CLA;

– de construção de residências universitárias na área indicada pela Proposta Preliminar do Plano Diretor para o Centro de Convergência CCMN-CT;

– de construção de equipamentos e instalações para expansão acadêmica de edificação na área indicada pela Proposta Preliminar do Plano Diretor para o Centro de Convergência CCMN-CT;

– de construção de equipamentos e instalações para expansão acadêmica de edificação na área indicada pela Proposta Preliminar do Plano Diretor para o Centro de Convergência CCJE-CFCH-CLA;

– de construção de edificação para acolher o Polo de Química, na vizinhança do Cenpes II; e

– de construção de biblioteca e auditório na área indicada pela Proposta Preliminar do Plano Diretor para o Centro de Convergência CCJE-CFCH-CLA.

O parecer teve ainda a inserção da emenda proposta pelo professor Carlos Vainer de que todos os recursos alocados para a construção de residências universitárias sejam investidos em moradias sociais. Além disso, o documento estabelece a data de 31 de agosto de 2009 como limite para o encaminhamento ao Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) de propostas e emendas relativas ao PD. Já a proposta consolidada do Plano Diretor UFRJ 2020 deverá ser encaminhada pelo CTPD ao Consuni até 17 de setembro deste ano.