Economistas abordam crise e capitalismo

Políticas de desenvolvimento, globalização e atuação do Estado no cenário de crise econômica foram debatidas nesta segunda, dia 13, durante o I Seminário Estado, Variedades de Capitalismo e Políticas de Desenvolvimento. Participaram do encontro Eli Diniz, professora do Instituto de Economia (IE/UFRJ), e Maria Antonieta Leopoldi, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Eduardo Condé, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), fez a mediação do debate, realizado no Salão Moniz Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Eli Diniz ressaltou que a crise econômica internacional abre oportunidades para uma revisão de valores. “Há um questionamento dos paradigmas dominantes, um acirramento do debate acadêmico. A crise incentiva o debate, fazendo com que certezas sejam revisadas, como, por exemplo, modelos de ação estatal e pacote de políticas públicas.” A professora destacou também que se inspirar no passado para encontrar respostas para problemas do presente é um equívoco diante das alterações dos rumos econômicos.

Maria Antonieta Leopoldi falou sobre mudanças do capitalismo desde a década de 80, ressaltando a relevância de estudos específicos sobre a América Latina, do mesmo modo como ocorre sobre a Europa e a Ásia. Eli atribuiu esse processo à instabilidade política e à consolidação de um tipo diferente de democracia na América Latina, onde houve uma transição pacífica – e pela via do voto – de regimes de centro-direita para governos progressistas e de centro-esquerda.