Colóquio franco-brasileiro discute adolescência e subjetivação

O Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica (PPGTP) do Instituto de Psicologia da UFRJ, em parceria com o Institut de Psychologie da Université Paris Descartes e o Collège International de l`Adolescence (CILA), realizará nos dias 16 e 17 de abril, das 9h às 19h, o Colóquio Franco-brasileiro Destinos da Adolescência: corpo e subjetivação. O evento, que acontecerá no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, é composto de diversas mesas-redondas que tratarão da adolescência e seus processos de subjetivação.

Participarão do colóquio os psicanalistas brasileiros e professores do PPGTP Marta Rezende Cardoso, Regina Herzog, Ana Beatriz Freire, Simone Perelsone, Joel Birman, Isabel Forte e Fernanda Costa-Moura, além de Iná Susini Mariante, que tem mestrado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Dentre os participantes franceses estarão: François Marty, presidente do CILA e diretor do Institut de Psychologie, Annie Birraux, fundadora do CILA, e Faroudja Hocini, pesquisadora da Université de Paris, além dos conferencistas Olivier Ouvry, Florian Houssier, Jean-Yves Chagnon e Didier Drieu, também da Université Paris.

O Fórum de Ciência e Cultura fica localizado no 2° andar do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha. O endereço é Av. Pasteur, 250, Urca.