">José Murilo de Carvalho, professor titular da UFRJ, historiador e sociólogo, foi escolhido para receber o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

José Murilo de Carvalho recebe prêmio do CNPq

José Murilo de Carvalho, professor titular da UFRJ, historiador e sociólogo, foi escolhido para receber o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio, concedido anualmente aos pesquisadores mais destacados nas grandes áreas do conhecimento, é um dos mais importantes do país e fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq e a Fundação Conrado Wessel.

José Murilo de Carvalho formou-se em sociologia e política pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1965. Fez mestrado e doutorado na Stanford University, Estados Unidos, e pós-doutorou-se em história da América Latina na University of London, Inglaterra. Foi um dos membros fundadores da pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do doutorado em Ciência Política e Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

O professor receberá um diploma, uma medalha e um valor em dinheiro em cerimônia pública no próximo dia 5 de maio, na Academia Brasileira de Ciências (ABC), localizada na Av. Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.