Cerimônia de Comemoração de 31 anos do Hospital Universitário

No próximo dia 8, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) completa 31 anos de fundação. As solenidades de comemoração incluem uma palestra com o professor Stevens Rehen, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), sobre utilização de células-tronco embrionárias na pesquisa clínica, e o lançamento do livro Evocações, do professor emérito Clementino Fraga Filho.

Confira a programação científica que acontece no Auditório Alice Rosa – 12º andar – CAE – Cidade Universitária.

09:00 h – Sessão Solene de Abertura

09:15 h – Palestra: Desafios e Perspectivas para a Utilização de Células Tronco embrionárias nas Pesquisas Básica e Clínica
Prof.Stevens Rehen – Instituto de Ciências Biomédicas – UFRJ

10:15 h – Lançamento do Livro “Evocações”
Autor: Prof.Clementino Fraga Filho – Professor Emérito FM/UFRJ

11:00 h – Mesa Redonda: O papel da Ultra-sonografia Endoscópica nas Doenças Pancreáticas
Presidente: Prof. José Eduardo Ferreira Manso – Professor Associado Dept Cirurgia
Moderadora: Profa Lucila Perrotta – Professora Assistente do Serviço de Gastroenterologia

11:00 às 11:20 – Ultra-sonografia Endoscópica Presente e Futuro
Dra Monica Soldam – Médica do Serviço de Gastroenterologia

11:20 às 11:50 – O Impacto da US endoscópica no Tratamento Cirúrgico das Doença do Pâncreas
Prof José Marcus Raso Eulálio – Professor Adjunto Dept Cirurgia Geral
Prof Juan Miguel Renteria – Professor Adjunto Dept.Cirurgia Geral

11:50 às 12:10 – US endoscópica na prática clínica – Relato de caso
Prof Homero Fogaça – professor associado do Departamento de Clínica Médica

12:10 às 12:30 – Discussão

12h30 – Inauguração da UTI Neurocirúrgica

13:00 h – "A formação dos preceptores do internato médico da UFRJ: uma experiência que vai dar frutos" –  Apresentação de Trabalhos de Final de Curso – Coordenação – Profa Victoria Maria Brant Ribeiro, Coordenadora do Laboratório de Currículo e Ensino/NUTES.