Casa da Ciência inaugura exposições

A Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou nesta quinta-feira (02/04) as exposições “Vias do coração” e “Dengue”, que integram o projeto “Ciência móvel – vida e saúde para todos”. O evento é uma parceria da Casa da Ciência com a Sanafi-aventis Brasil, Museu da vida e Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz.

O mediador da exposição, Leonardo de Oliveira, explica que “o objetivo das exposições é atender a população do Rio de Janeiro, trazendo conteúdos científicos para adultos e crianças”.

A exposição “Vias do Coração” tem caráter interativo com o intuito de atrair o interesse do público e facilitar o aprendizado. Além dos painéis que explicam o funcionamento do sistema circulatório, os problemas cardíacos e as formas de controle da hipertensão, há computadores com vídeos que oferecem brincadeiras interativas, como o “teste da hipertensão” ou “Quantas vezes o seu coração já bateu até hoje?”. Durante o percurso, o público pode conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia-a-dia e ouvir batimentos cardíacos em diferentes freqüências.

Já a exposição sobre “Dengue” apresenta diversos painéis com dados sobre a doença, a história do combate ao mosquito e explicações sobre o Aedes Aegypti. Está disponível também uma bancada de microscópios em que é possível observar as larvas do transmissor da doença.

As exposições, que vão até o dia 26 de abril, incluem também palestras, oficinas para crianças e teatro em cordel. O evento acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é de 10h às 20h. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Muller, número 3, em Botafogo.

Confira a programação das palestras e oficinas:

Alimentação: cuidando das Vias do Coração – o papel da alimentação no tratamento e manutenção da saúde do coração e da qualidade de vida
Datas: 7, 9, 14 e 16 de abril (das 18h30 às 19h30) e 25 de abril (das 10h30 às 11h30) com Marcelo Barros (Coordenador de Nutrição do Instituto Nacional de Cardiologia)
Cordel: Oswaldo Cruz, entre a febre e o mosquito
Edmilson Santini – Teatro em Cordel
Datas: 4, 11, 18 e 25 de abril

Oficinas:
Jogos, arte e dobraduras
Casinha pedagógica – "Fora dengue! Vamos arrumar a nossa casa!”
Horário/data: Diariamente

Para mais informações, os interessados devem ligar para (21)2542-7494.