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Grupo de Eletrônica e Computação realiza evento

 Alta velocidade, baixa voltagem e gerenciamento de energia avançado. Essas e outras características fizeram do Cell Broadband Engine, o microprocessador do PlayStation 3, a grande estrela do Ciclo de palestras Gecom (Grupo de Eletrônica e Computação), que aconteceu quarta-feira (1/4) no auditório da COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), bloco G do Centro de Tecnologia.

O projetista analógico Carlos Fernando Teodósio Soares abordou a aplicação e o funcionamento de circuitos analógicos no aprimoramento do Projeto de filtros a capacitores chaveados. A partir de exemplos do uso dos capacitores analógicos em aparelhos modernos, como mp3, amplificadores de baixa potência e microprocessadores, o projetista apontou os benefícios dessa tecnologia, que é capaz de reduzir o tempo e os custos de desenvolvimento de projetos.

„Ÿ A natureza é essencialmente analógica. Consequentemente, toda interação com ela deve ser inevitavelmente analógica. Mesmo com o advento dos microprocessadores e métodos de processamento digital, circuitos de interface analógicos ainda são parte vital e indispensável de qualquer sistema eletrônico „Ÿ disse Carlos.

Ricardo Augusto da Luz Reis, professor da UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), apresentou em seguida novas metodologias que objetivam otimizar o consumo de circuitos como rede de transistores. “Hoje temos a possibilidade de botar um número cada vez maior de transistores dentro de um chip. Por isso, é importante reduzir ao máximo o consumo desses chips de forma que seja viável o projeto dos mesmos sem que seja necessário usar um sistema de refrigeração que inviabilize a portabilidade que se deseja hoje”, afirmou Reis.

O crescimento da produção de transistores a partir de 1989, a constante necessidade de novas tecnologias, a tolerância dos resistores aos efeitos da radiação e a forte tendência atual do uso de circuitos em 3D, como estratégias de integração, também foram temas apontados por Ricardo.

Partindo de um breve histórico dos computadores, Paulo Pontes Vieira Aragão, especialista em Tecnologia da Informação da IBM (International Business Machines), citou criações da empresa, como o Deep Blue, supercomputador criado em 1996 para competir com a mente humana, em jogos de xadrez, por exemplo. Mas o foco de sua palestra foi a criação e as aplicações do Cell Broadband Engine, um processador desenvolvido em parceria entre IBM, Sony e Toshiba, que está sendo utilizado em diversos equipamentos, desde os videogames PlayStation3 ao RoadRunner, um supercomputador conhecido como o mais rápido do mundo.

Baseado na arquitetura de processadores de alto desempenho POWER da IBM, o Cell BE, como também é chamado, possibilita jogos em tempo real, com alta definição, além de simulações que permitem total interação dos jogadores. Simulações estas que atraíram a atenção de diversos institutos militares, que têm utilizado o processador para treinamento de equipes.

O evento, que também comemorava os 125 anos do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), contou ainda com palestras à tarde, que trataram de design, desenvolvimentos de projetos em FPGA e seus desafios, e arquitetura de GPUs de última geração, a última, ministrada pelo professor Esteban Walter Gonzáles, da UFF (Universidade Federal Fluminense).