UFRJ promove simpósio Psiquiatria Forense

Em abril, o Instituto de Psiquiatria da UFRJ promove o Simpósio Psiquiatria Forense na Atualidade, com apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ) e da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro (APERJ).

No próximo dia 3, serão realizados dois cursos, ministrados por Flávio Josef e Alexandre Valença: o primeiro voltado para estudantes e profissionais de Medicina; o outro para os da área de Saúde e Direito. No dia 4, o simpósio terá quatro mesas-redondas, com a participação de profissionais de Psiquiatria. Eles vão discutir assuntos como criminalidade, psicopatia, pedofilia, doenças mentais e aspectos legais, dentre outros.

Confira a programação:
Dia 03, Sexta-feira
Curso Oficina de Laudos, das 9h às 13h, para médicos e estudantes de último ano de Medicina.
Curso Avaliação de Periculosidade, das 14h30 às 18h40, para médicos, profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Direito.

Dia 04, Sábado
9h às 10h30: Responsabilidade Penal: Punição ou Tratamento?, com Miguel Chalub e Talvane de Moraes, professores de Psiquiatria da UFRJ, e Alexandre Valença, professor de Psiquiatria da UFF, sob coordenação de Márcio Amaral, vice-diretor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

11h às 12h30: Psicopatia, Doença Mental e Criminalidade, com Jorge Adelino e Flávio Josef, professores de Psiquiatria da UFRJ, e Alexandre Valença, professor de Psiquiatria da UFF, sob coordenação de Márcio Versiani, diretor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

13h30 às 14h: Apresentação de pôsteres.
14h às 15h30: Violência contra a Criança e Pedofilia, com Heloísa Brasil, chefe do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Alexandre Valença, professor de Psiquiatria da UFF, e Flávio Josef, professor de Psiquiatria da UFRJ.

16h às 17h30: Capacidade Civil e Legislação Brasileira, com Katia Mecler, doutora em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ, e Talvane de Moraes e Miguel Chalub, professores de Psiquiatria da UFRJ.