Categorias
Memória

Faculdade de Educação inicia série “Filosofia para todos”

O Laboratório do Imaginário Social e Educação da Faculdade de Educação (LISE/FE/UFRJ) completa 20 anos de existência em 2009. Em comemoração ao aniversário, o LISE realiza o curso “Filosofia para todos”, ministrado por Reuber Gerbassi Scofano, professor da FE. As palestras acontecem toda última quinta-feira do mês, num total de oito aulas.

O laboratório realiza tradicionalmente uma série de palestras que abordam, ao longo do ano, um tema determinado. Como forma de parabenizar o LISE por duas décadas de existência, Scofano ofereceu o curso como temática. “Filosofia para todos” alia grandes nomes da filosofia, como Platão, Descartes e Nietzsche, a filmes e músicas de domínio popular, criando uma empatia imediata com o público. “A ideia é fazer um curso de filosofia que fosse aberto à comunidade”, conta o professor.

A primeira palestra aconteceu no dia 26 de março reunindo mais de cem pessoas no auditório Anísio Teixeira. Reuber Scofano apresentou uma introdução ao curso. “A filosofia tem relação com o cotidiano. A filosofia é uma forma de abordagem da realidade como outras. Ela não é mais nem menos importante”, disse o palestrante, que apontou o mito, a religião, a ciência, a arte e o senso comum como outras lentes que o ser humano pode adotar para se relacionar com o mundo.

– A ideia da filosofia é que precisamos “desbanalizar” o banal; desconstruir determinadas coisas que deixam nossa vida muito congelada, amarrada, classificada em gavetas – acredita o professor.

No próximo encontro, o tema abordado será o nascimento da filosofia, sua origem na Grécia e as ideias dos pensadores pré-socráticos.   O curso é gratuito e aberto para toda a comunidade. O próximo encontro do Lise será no dia 30 de abril, às 18h30, na sala Anísio Teixeira, situada na Avenida Pasteur, nº 250, campus UFRJ da Praia Vermelha.