Categorias
Memória

Especialista destaca importância de pesquisas em políticas da informação

 A importância de pesquisas em políticas da informação na esfera governamental foi o tema central, nesta segunda-feira, dia 30, da terceira palestra do III Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação. Intitulada "Pesquisa em Política da Informação nos níveis micro e macro: questões, métodos e instrumentos" a aula foi ministrada pela Professora do Departamento de Comunicação de Wisconsin (EUA) Sandra Braman.

A palestrante citou o curioso caso de um bairro da comunidade de Nova Jersey, nos EUA, onde foi verificada uma migração interna dos habitantes. Eles se mudavam frequentemente para outras residências na mesma rua ou no mesmo bairro. Oriundos da classe média e baixa, os moradores tinham despesas altas com as operadoras, que os questionavam por não saber utilizar os serviços. A maioria era assinante dos planos mais caros oferecidos pelas empresas de telecomunicação da região. Depois de um tempo, os serviços eram cortados.

Diante desse fato, os pesquisadores procuraram conhecer de perto a realidade do bairro para descobrir as causas da transitoriedade dos habitantes e da grande quantidade de devedores. As descobertas surpreenderam: para evitar que os filhos se envolvessem com drogas e violência nas ruas, os pais passaram a contratar serviços de Internet e TV a cabo para entretê-los dentro de casa. Não conseguindo pagar os débitos, os moradores endividados tinham, como conseqüência, os serviços cortados, sendo obrigados a mudar de residência. A noção das empresas era equivocada em relação aos moradores, pois as causas evidenciavam que suas atitudes não tinham relação com uma falta de conhecimento ou ignorância.

"Lidar com informações e avaliá-las é fundamental na esfera política atual", afirma Sandra. Para ilustrar este raciocínio, citou a campanha eleitoral de Barack Obama, para a qual foram contratados especialistas em pesquisas de informação. Segundo Sandra, que se dedica, desde os anos 80, ao estudo do uso de tecnologias da informação e suas implicações políticas, há uma necessidade crescente em tomar decisões a partir de pesquisas. A palestrante apresentou diversos métodos de pesquisa sobre um determinado assunto, cabendo ao pesquisador a tarefa de selecionar os mais adequados para encontrar respostas de perguntas básicas, como, por exemplo: "por que fazer essa pesquisa?”, “O que estou procurando?".

A última palestra acontece no próximo dia 6, às 14h, no Auditório Manoel Maurício do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O endereço é Av. Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha.