Categorias
Memória

UFRJ abre pós-graduação em Economia Política Internacional

 O Instituto de Economia (IE) e o Núcleo de Estudos Internacionais (NEI) da UFRJ oferecem, a partir deste ano, um programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional (PEPI). Segundo José Luís Fiori e Maria Malta, professores e coordenadores do curso, essa realização conjunta é muito importante para a pós-graduação.

– O programa resulta de uma convergência de capacitações e objetivos acadêmicos no âmbito da UFRJ. Por um lado, o Instituto de Economia desenvolve há vários anos atividades de ensino e pesquisa na área de Economia Política Internacional, contando com professores com extensa contribuição relevante nesse campo da Economia. Por outro, a criação do Núcleo de Estudos Internacionais no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ) oferece uma possibilidade institucional de aprofundar e ampliar a pesquisa e a atividade docente ligadas aos aspectos econômicos internacionais, com destaque para a Economia Política Internacional -, afirma Fiori.

O curso abrange vários campos do saber, reunindo novas contribuições conceituais e teóricas, em particular na área de teoria política, economia política e história. Por isso, segundo os coordenadores, o programa é multidisciplinar, dirigindo, de maneira original, o olhar para as conjunturas e as trajetórias de longo prazo do "sistema interestatal capitalista", sem separar essas três dimensões fundamentais. “Essa perspectiva conjunta define as três áreas temáticas em que se articula o programa de pós-graduação: a área de estudo do poder político territorial, das relações econômicas e da história”, assinala o coordenador.

Objetivos
De acordo com José Luís Fiori e Maria Malta, o principal objetivo do PEPI é a formação de mestres e doutores com elevada qualificação para atuar na área de Economia Política Internacional, em pesquisa acadêmica, docência, formulação de políticas, análise de situações, desenho de estratégias e negociações em agências públicas e organizações privadas. Além disso, há o interesse no fortalecimento e ampliação da pós-graduação de natureza multidisciplinar na UFRJ, com a integração do Instituto de Economia e das demais unidades do CCJE e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ), por intermédio do Núcleo de Estudos Internacionais.

A meta, segundo os coordenadores, é consolidar a área de Economia Política Internacional na UFRJ, conjugando esforços entre os pesquisadores e docentes das unidades envolvidas e os professores externos (visitantes). Com o novo curso, eles esperam também criar redes de intercâmbio acadêmico com centros ligados à área, no país e no exterior.

Novo prédio
Em dezembro passado, o Núcleo de Estudos Internacionais ganhou um prédio reformado no campus da Praia Vermelha. Esse prédio, que fica próximo ao anexo do CFCH, abriga atividades relacionadas à administração e, em breve, iniciará atividades acadêmicas.

– O prédio é o local onde serão ministradas todas as aulas do PEPI. Ele será utilizado também para seminários de pesquisa e demais tipos de eventos acadêmicos. É importante frisar que a existência do Núcleo de Estudos Internacionais representa a viabilização institucional necessária para que o objeto de estudo constituído pela Economia Política Internacional encontre sua expressão institucional no interior da UFRJ, na integração com outras unidades da UFRJ, condição essencial para o amadurecimento das pesquisas e do ensino nesta área. Isso porque não é possível pensar o trabalho acadêmico de qualidade sem que algumas condições institucionais estejam presentes, de forma a se preencher as exigências da vida acadêmica contemporânea – explica Fiori.
  
Informações gerais
O curso de pós-graduação terá a duração de 24 meses (mestrado) e 48 meses (doutorado). O número de vagas para mestrado e doutorado a cada ano será definido pelo Corpo Deliberativo do Programa, levando-se em conta um número que não ultrapasse a média de três vagas para mestrado e duas para doutorado por membro do corpo docente do PEPI. O número não deverá ultrapassar o total de 25 vagas anuais, sendo 15 para mestrado e 10 para o curso de doutorado, no máximo.

Confira o programa de disciplinas:
 
I) ÁREA POLÍTICA – 
Disciplinas obrigatórias:
Economia Política Internacional I: O Poder (mestrado e doutorado)
Formação, Estrutura e Contradições do “Sistema Mundial Moderno” (doutorado)

Disciplinas eletivas (mestrado e doutorado):

Teoria Política Internacional
Teorias Geopolíticas e Agenda Geopolítica Contemporânea
Direito e Instituições Internacionais
Estudos Regionais: União Européia, América Latina e Ásia

II) ÁREA ECONÔMICADisciplinas obrigatórias:
Economia Política Internacional II: O Capital (mestrado e doutorado)
Experiências Nacionais Comparadas de Desenvolvimento Capitalista (doutorado)

Disciplinas eletivas (mestrado e doutorado):

Sistema Financeiro Internacional
Comércio Internacional
Instituições e Desenvolvimento
Crescimento Econômico, Mudança Estrutural e Distribuição de Renda
Integrações Político-Econômicas Regionais
Economia Política da Defesa
Economia Política da Transição das Economias Socialistas para o Capitalismo
 
III) ÁREA DE HISTÓRIA
Disciplinas obrigatórias:
História da Formação do Sistema Interestatal e do Capitalismo: Séculos XVII-XIX (doutorado)
História das Relações Internacionais Contemporâneas: Século XX e XXI (mestrado e doutorado)

Disciplinas eletivas (mestrado e doutorado):

História da América Latina
Formação da Economia Brasileira
História da Inserção Internacional do Brasil no Sistema Mundial
História do Império e da Hegemonia Econômica da Grã- Bretanha
Formação do Poder Global e da Hegemonia Norte-americana
História da China, Índia e Japão

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do telefone da secretaria (21) 3873-5216 ou acessar o site http://www.ie.ufrj.br.