Seminário sobre álcool e outras drogas da Escola de Enfermagem

A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) ministrou no dia 27/3, sexta-feira, o Seminário de Problemas Relacionados ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas, para seus alunos de diversos períodos. O evento foi promovido pelo Núcleo de Pesquisa de Enfermagem e Saúde Coletiva (NUPESC). A mesa de abertura foi dirigida por Regina Célia Gollner Zeitoune, vice-diretora da EEAN, e contava com representantes de coordenadorias da EEAN, membros da diretoria do NUPESC e com o vereador Reimont Luís, vice-presidente da Comissão de Combate à Droga da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Durante a cerimônia de abertura, foram enfatizados pelos componentes da mesa a importância do tema e o papel do profissional de enfermagem no tratamento de usuários de álcool e drogas. “Nós, os profissionais de saúde, também somos responsáveis pelos danos à saúde que essa problemática causa, pela minimização desses riscos a doenças e pela conscientização da população”, afirmou Maria Aparecida Vasconcelos Moura, representante da coordenação de pós-graduação e pesquisa da EEAN.

Após a abertura, houve uma conferência com o professor José Mauro Brás de Lima, da Faculdade de Medicina da UFRJ, e uma palestra com o professor  Erikson Furtado, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.