16º Pesquisando em Enfermagem

A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Associação Brasileira de Enfermagem, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do Banco do Brasil, promove o 16º Pesquisando em Enfermagem, evento voltado para alunos e profissionais da área.

O encontro surgiu em 1994, idealizado pela professora Maria Teresinha Pereira e Silva, que contou com a ajuda do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN. Naquela ocasião o objetivo do evento era divulgar a produção científica dos alunos e professores da escola; no entanto, o Pesquisando em Enfermagem foi crescendo e se transformando durante os anos. “Hoje as finalidades são: incentivar a realização de pesquisas em enfermagem e áreas afins, divulgar pesquisas em andamento e relatórios finais, favorecer o intercâmbio entre pesquisadores e discutir possibilidades de melhorias para a saúde tendo como base a conjuntura atual da saúde no país”, afirmou Gláucia Valadares, coordenadora do evento.

Atualmente o Pesquisando em Enfermagem incorpora mais outros dois encontros de abrangência nacional, a 12ª Jornada Nacional de História da Enfermagem e o 9º Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem, que ditam as principais temáticas debatidas este ano. Além das apresentações de trabalhos orais e pôsteres, estão na programação uma conferência do Núcleo de História da Enfermagem Brasileira (NUPPHEBRAS) sobre “Enfermeiras nas Ditaduras de Vargas e de Franco: Femininas, Caridosas e Patriotas” e uma mesa-redonda intitulada “Pesquisa Clínica e sua Aplicabilidade na Enfermagem”, realizada pelo Núcleo de Pesquisa de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem (NUCLEARTE).

Durante a conferência de história da enfermagem, a professora Tânia Cristina Franco Santos irá apresentar os resultados de sua recente pesquisa que compara as enfermeiras nas ditaduras da Era Vargas, no Brasil, e de Franco, na Espanha, país onde a pesquisadora concluiu seu estágio pós-doutoral em História da Enfermagem, na Escola de Enfermagem da Universidade de Valladolid. Na pesquisa Tânia analisou ambas as sociedades, destacando suas diferenças e semelhanças quanto às condições de institucionalização da enfermagem. “O estudo da história da enfermagem permite que o envolvido com a enfermagem possa, através dos acontecimentos do passado, tomar suas decisões de maneira mais segura”, disse a coordenadora do evento.

Aos melhores trabalhos serão entregues prêmios em forma de certificado e placas de mérito. Os inscritos concorrerão em sete categorias diferentes de premiação para estudantes, professores e profissionais da área, dentre elas a de História de Enfermagem, do NUPHEBRAS, que oferece o prêmio A Lâmpada, e de Enfermagem e Sociedade, do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, responsável pelo prêmio Maria Bernadete Bandeira dos Santos.

– O evento tem sido um sucesso. No último, em 2008, tivemos a participação de pessoas renomadas e hoje ele vem ganhando um espaço maior -, disse Gláucia Valadares, acrescentando que em sua última edição foram inscritos 196 trabalhos, dentre os quais 72% eram de profissionais da área e o restante da graduação. Segundo a coordenadora, o Pesquisando tem tido uma boa média histórica de participação que deve se manter este ano também.

O Pesquisando em Enfermagem acontece de 11 a 14 de maio no Pavilhão de Aulas – Escola Anna Nery, localizado na Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova
.