Professora americana aborda políticas estatais de informação

Dando continuidade ao III Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRJ realizou nesta segunda, dia 23, uma palestra com a professora norte-americana Sandra Braman, da Universidade de Wisconsin (EUA). O evento tem parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (ICICT/Fiocruz).

A partir do tema “Política de Informação e Regime de Informação: revisão crítica de arcabouços analíticos e conceitos”, Sandra analisou as possibilidades da atuação do Estado nas políticas de informação que regem o nosso cotidiano.

Segundo a professora, há diferentes níveis de políticas de informação. Ela exemplificou o caso de pais que limitam o uso de vídeo-game por parte dos filhos. Se nos Estados Unidos e no Brasil essa “política” restringe-se ao ambiente familiar, na China as restrições fazem parte da legislação que limita o tempo de uso dos jogos eletrônicos É por isso que Sandra ressalta a importância da governabilidade, determinante no regime de informação de um Estado.

“Pesquisa em Política da Informação nos níveis macro e micro: questões, métodos e instrumentos” é o tema da próxima palestra, que será realizada na segunda, dia 30, no Auditório Manoel Maurício do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O endereço é Av. Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha.