Lançamento de livro marca homenagem a José Ricardo Tauile

O lançamento do livro “Trabalho, Autogestão e Desenvolvimento — Escritos escolhidos 1981-2005” foi marcado na última sexta, dia 20, por uma homenagem ao autor José Ricardo Tauile, professor da UFRJ falecido em 2006. A obra reúne textos sobre três temas principais: inovações tecnológicas, modelos de desenvolvimento econômico e distribuição de renda e economia solidária.

Na cerimônia, realizada no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, estiveram presentes os co-organizadores do livro Rodrigo Castelo Branco, pesquisador do Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Tauile (Lema) do Instituto de Economia (IE/UFRJ), e Marcelo Paixão, diretor de graduação do IE/ UFRJ. Eles ressaltaram a importância de o livro ser lançado no momento atual:

— Tauile ia do debate que emergia no espaço micro da fábrica a questões mais amplas. Também tinha a capacidade de pensar as transformações. Seu trabalho é atemporal, porque ele traz temas que fazem parte das gerações do passado, do presente e do futuro. Vamos continuar a luta dele para que o conhecimento possa ajudar as maiorias. Proponho a saída do luto em troca da reflexão política —, diz Marcelo Paixão.

Também participaram do lançamento o diretor da Editora UFRJ, Carlos Nelson Coutinho, o diretor do IE/UFRJ, João Sabóia, e o Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira. Todos lembraram aspectos da vida de Tauile, desde sua adolescência até o processo de engajamento social no auge de sua vida intelectual.

— Não é a primeira e certamente não será a última homenagem a Tauile. Pessoalmente, conheci o Tauile há 40 anos. Considero importante dizer que ele não era de esquerda quando venceu as eleições do Diretório Acadêmico da Escola Nacional de Engenharia. Mais tarde, veio a ser um militante marxista, mas marxista de um jeito diferente, porque não usava os livros de Karl Marx como bíblia — declara Aloísio Teixeira.

Tauile foi o primeiro diretor do Instituto de Economia da UFRJ, representante dos professores titulares do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) no Conselho Universitário e membro do Conselho de Curadores, além de líder do grupo de pesquisa sobre Economia do Trabalho e Estudos Sociais na UFRJ, junto com o professor João Sabóia.