Categorias
Memória

Eliseo Verón aborda impacto das novas tecnologias na sociedade

 As transformações nos processos comunicativos com a emergência das novas tecnologias foram abordadas nesta terça, dia 24, pelo teórico Eliseo Verón, professor da Universidade de San Andrés (Argentina), em palestra realizada no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura, campus da Praia Vermelha. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFRJ) e teve a participação de Geraldo Nunes, professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ), como moderador.  

Autor de livros de referência na área da comunicação, dentre os quais A produção do sentido e Conduta, estrutura e comunicação, Eliseo Verón observa que o fenômeno midiático atravessa a história da humanidade e teve momentos marcantes em alguns períodos específicos, citando a emergência da escrita, a passagem do pergaminho ao códice nas origens do Cristianismo, a revolução da imprensa e o surgimento dos best-sellers.

Segundo ele, esse fenômeno trouxe a aceleração do tempo na sociedade. O momento atual, complementa o pensador, é marcado por um processo de convergência de três setores que estiveram separados historicamente: audiovisual,  informática e telecomunicações.         

Em sua palestra, intitulada “Informação e comunicação: indagações sobre a incidência das novas tecnologias nas sociedades contemporâneas”, o professor destacou ainda a evolução da TV nos últimos 50 anos. Se nos anos 50 esse suporte era marcado pela escassez de oferta na programação, houve no decorrer dos anos uma segmentação cada vez maior das audiências e o surgimento de novos dispositivos técnicos, provocando, segundo ele, uma “lenta ativação do consumidor”.

Verón afirma ser ainda prematuro definir as transformações pelas quais passam as sociedades contemporâneas com o advento de novas tecnologias. Conclui, no entanto, que quanto maior a circulação da informação, mais complexas são as relações sociais.