Dignidade Acadêmica premia melhores alunos da UFRJ

Foi em ambiente descontraído que os alunos da UFRJ, acompanhados de seus familiares, receberam o Diploma de Dignidade Acadêmica. A solenidade de entrega aconteceu na última terça-feira, dia 24 de março, no auditório Roxinho, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

A UFRJ concede os certificados de Dignidade Acadêmica aos estudantes que concluíram seu curso de Graduação no tempo normal, com mais de 80% dos créditos e sem ter sofrido nenhum tipo de sanção disciplinar. São consideradas as notas de aprovação final em todas as disciplinas. Existem três categorias de diplomas, que variam de acordo com o Coeficiente de Rendimento alcançado: Cum laude, para os alunos que alcançaram CR igual ou superior a 8,0; Magna cum laude, para os que alcançaram CR igual ou superior a 9,0; e Summa Cum laude, aos que obtiveram CR igual ou superior a 9,5.

Belkis Valdman, pró-reitora de Graduação, presidiu a cerimônia, que contou ainda com a participação de Hélio de Mattos Alves, prefeito da Cidade Universitária, dos decanos das decanias que compõem a UFRJ e dos diretores e representantes de suas unidades.

Antes da entrega dos diplomas, Belkis Valdman falou sobre a importância do evento: “É uma cerimônia de reconhecimento ao esforço dos alunos, que foi retomada durante a primeira gestão de Aloísio Teixeira, em 2004. Na época, 170 alunos foram contemplados com o diploma; hoje são 270. Isso mostra o esforço da UFRJ no sentido da expansão dos cursos de Graduação, com o aumento do número de vagas para alunos e professores”.A pró-reitora terminou seu discurso parabenizando  os familiares e os amigos dos estudantes.