">A reunião da última sexta-feira (20/3), entre a Congregação da Faculdade de Direito (FD/UFRJ) e o reitor Aloisio Teixeira, pretendia apresentar o Plano Diretor à unidade. Entretanto, forçada pelos alunos, a pauta acabou tomando os rumos de questões internas da FD.

Reitor ouve reivindicações do CACO

O protesto organizado pelo Centro Acadêmico Candido Oliveira (CACO) deve-se à não homologação do concurso para professor titular de Teoria do Direito pelo colegiado da FD. Decidido a não mudar os objetivos iniciais do encontro, o reitor Aloisio prometeu colocar o tema como primeiro ponto do próximo Conselho Universitário (26/3), no qual será julgado o recurso interposto pela professora Ana Lúcia, primeira colocada concurso. Por sua vez, os alunos também se mantiveram resolutos e praticamente inviabilizaram a continuidade da apresentação do PD.

Os estudantes alegaram que a diretoria da FD obstruiu a última votação da Congregação sobre o tema. Na Reforma, o Jornal do Caco, os alunos chegam inclusive a insinuar um possível favorecimento ao professor Leonel Severo, segundo colocado do processo seletivo. “A direção da faculdade e seus aliados ferem frontalmente princípios basilares da administração pública como a supremacia do interesse público, a impessoalidade e moralidade”, acusa a matéria publicada no Jornal do Caco.

Indignada, a diretora da FD, Juliana Magalhães, negou a obstrução.  A diretora considerou ofensivos os pronunciamentos do Caco e “inadmissíveis” as comparações de sua gestão com as últimas administrações da FD. “Esta Congregação tomou um decisão preliminar, agora dependemos do órgão supremo desta universidade que é o Consuni”, explicou a diretora, totalmente consternada pela situação.

Sem mais ambiente para qualquer apresentação, o reitor Aloísio decidiu acompanhar os alunos até as escadarias do prédio e participar da improvisada assembléia. Após ouvir as reivindicações estudantis, o professor Aloísio comprometeu-se em providenciar dois ônibus, na próxima quinta (26/3), para que os alunos acompanhem o Consuni que fará o julgamento final sobre o polêmico concurso.