Casa da Ciência participa das homenagens a Darwin

O Ministério da Ciência e Tecnologia, a Casa da Ciência da UFRJ e o Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro darão continuidade em 2009 ao projeto, iniciado ano passado, em comemoração aos 150 anos da teoria da evolução das espécies, do naturalista britânico Charles Darwin. Representantes de prefeituras, instituições científicas, escolas e universidades se reuniram na última terça-feira, dia 10, no auditório da Casa da Ciência, com o objetivo de articular as ações e discutir as atividades que serão desenvolvidas no decorrer deste ano para celebrar este marco científico sobre a diversidade das espécies na natureza.

Uma das coordenadoras do projeto, Fátima Brito, diretora da Casa da Ciência, abriu a reunião elogiando o envolvimento dos 12 municípios fluminenses na expedição “Caminhos de Darwin” em novembro passado. Segundo os organizadores, mais de quatro mil pessoas, entre pesquisadores, jornalistas, professores, alunos e profissionais da área de ciência, participaram diretamente das atividades nas cidades do Rio de Janeiro, Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito, Itaboraí e Niterói. Nestes locais, foram realizadas palestras educativas, apresentação de esquete teatral, mostra de vídeo e exposição de rochas e minerais da região. “A participação dos municípios foi fundamental para este trabalho. O projeto só teve êxito porque todo mundo se apropriou da idéia”, afirmou Fátima.

Depois da adesão das secretarias municipais de Educação, o objetivo dos idealizadores agora é buscar uma parceria maior das pastas de Meio Ambiente e Turismo. Durante a expedição, realizada entre os dias 26 e 29 de novembro, foram instaladas 11 placas comemorativas, com mapa do Estado sinalizando o trajeto de Darwin em 1832 no Brasil e citações retiradas do seu diário. Em razão das fortes chuvas em novembro, não foi possível inaugurar a placa em Rio Bonito. Uma nova data será marcada pelos organizadores. Mais 24 placas sinalizadoras nas estradas orientam os motoristas nas cidades por onde passou a expedição, contribuindo para incentivar o turismo científico na região.

Outro ponto alto citado pelos organizadores de “Caminhos de Darwin” foi a participação de Richard Keynes, bisneto do autor de “A origem das espécies por meio da seleção natural”. Ele fez questão de viajar ao Brasil para se integrar ao projeto.

Os representantes das prefeituras receberam, ao final da reunião, material de divulgação das atividades. A Prefeitura de São Gonçalo também manifestou interesse em participar das comemorações. Os integrantes pretendem consolidar outras parcerias com o intuito de fortalecer a programação e construir, a partir de “Caminhos de Darwin”, um roteiro turístico, educacional e científico no Rio de Janeiro.

As comemorações em torno de Charles Darwin ocorrerão não apenas no Brasil. Segundo os organizadores, países como Holanda, Cabo Verde e Uruguai, dentro outros, estão interessados em realizar uma programação dedicada ao naturalista britânico.

A teoria de Darwin

Charles Darwin viajou durante cinco anos a bordo do Beagle estudando a variedade de espécies animais e vegetais na natureza. Durante a expedição, teve duas passagens pelo Brasil – a primeira em 1832 e a outra em 1836. A mais produtiva teria ocorrido em 1832, quando permaneceu no país durante cinco meses, quatro deles explorando a biodiversidade no Rio de Janeiro. Foi no Brasil que o cientista teria visto pela primeira uma floresta tropical, afirmam pesquisadores.

A partir desse contato direto com a natureza, Darwin começou a conceber a idéia da evolução a partir de um ancestral comum. Em sua visão, o homem, compartilhando o mesmo ancestral do macaco, evoluiu por meio da seleção natural. Seus estudos, que contrariavam a tese dominante de uma origem divina para o homem, acabaram se tornando a explicação científica para a diversidade das espécies na natureza. A teoria, desenvolvida de forma conjunta por Darwin e Alfred Wallace, foi publicada em 1858.