Professoras do IFCS lançam livros

As professoras do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/ UFRJ) Leila Rodrigues e Andréia Frazão lançam nesta terça, dia 10, dois livros integrantes da Coleção Estante Virtual (EdUFF), reunindo estudos sobre a Idade Média, com fontes, teses e outros estudos inovadores e relevantes sobre o período.

O terceiro volume da coleção é de autoria de Andréia Frazão. Seu livro Reflexões sobre a Hagiografia Ibérica Medieval traz um estudo comparativo das vidas de santos redigidas por Gonzalo de Berceo, no século XIII, e as contidas no livro do Líber Sancti Jacobi, do século XII. O trabalho é resultado de pesquisas para sua tese de doutorado defendida na UFRJ.

Já Leila Rodrigues assina o quarto volume Monarquia e Igreja Galiza na Segunda Metade do Século VI. No livro, ela aborda as relações de poder do Reino Suevo, atual região da Galiza e centro-norte de Portugal, no século VI, avaliando a monarquia com base na obra de Martinho de Braga, autoridade religiosa da região. A pesquisa também faz parte da sua tese de doutorado pela UFRJ, revisada e atualizada para se transformar em livro.

O lançamento da coleção ocorre, às 17h, na Livraria Valonguinho, localizada na Alameda Professor Barros Terra s/n, Centro, Niterói.