Instituto de Matemática realiza aula inaugural

Na última sexta-feira (06/03), o Instituto de Matemática promoveu a aula inaugural do primeiro semestre letivo de 2009. Lilian Nasser, professora do Instituto e participante do Projeto Fundão – que busca capacitar docentes de Matemática –, conduziu o evento com o tema “Formar alunos críticos e pensantes: é possível?”.

Segundo a matemática, é possível sim; mas o desafio é grande, pois há pontos críticos na aprendizagem da disciplina que os alunos muitas vezes carregam por anos a fio. Assim, cabe ao professor indicar meios para desenvolver habilidades de argumentação lógica e criatividade nos aprendizes desde as primeiras séries do Ensino Fundamental até a universidade.

Ao longo do evento, Nasser apresentou, para ilustrar seus argumentos, problemas práticos mostrados aos alunos e suas respectivas soluções. Não raro, ela pedia que os professores presentes no Salão Nobre do CCMN contribuíssem com experiências ou soluções para as questões levantadas.

O Projeto Fundão foi iniciado há 25 anos. Atualmente, está sob a coordenação da professora emérita Maria Laura Mouzinho Leite Lopes e conta com a colaboração de professores e alunos do IM.