No dia 13 de março acontece a Aula Inaugural de Relações Internacionais, um dos novos cursos da UFRJ. O evento conta com a presença do ministro Celso Amorim.">No dia 13 de março acontece a Aula Inaugural de Relações Internacionais, um dos novos cursos da UFRJ. O evento conta com a presença do ministro Celso Amorim.">

Aula inaugural na UFRJ com ministro Celso Amorim

No dia 13 de março acontece a Aula Inaugural de Relações Internacionais, um dos novos cursos da UFRJ. O evento conta com a presença do ministro Celso Amorim. O projeto original para a criação desta graduação surgiu nos anos 90, juntamente com a idealização do Núcleo de Estudos Internacionais (NEI/CCJE). O responsável foi o professor Franklin Trein, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), em parceria com professores do Departamento de Economia da então Faculdade de Economia e Administração (FEA). No entanto, a iniciativa não vingou.

Posteriormente, outras tentativas foram feitas, também sem sucesso. Por fim, Alcino Câmara Neto, decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ), e Marcelo Corrêa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), retomaram a elaboração do projeto do curso, que finalmente conseguiu a aprovação do Conselho Universitário em 5 de junho de 2008.

Por demandar grande interdisciplinaridade na grade curricular, a nova graduação não será lotada num único centro, mas no conjunto de unidades que participarão do curso, sendo dirigida por um colegiado de representantes destas unidades. A grade curricular conta com disciplinas de Economia, Teoria Política, História, Geografia, Línguas, Administração, Relações Internacionais, Economia Política Internacional e Direito.

A aula inaugural acontece às 10h30, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, localizado no bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária.