Salários dos professores substitutos do CAP sofrem corte

“(…) Fomos surpreendidos com uma redução salarial de 59% em nossos vencimentos (…)”. O relato pertence à Carta Aberta dos professores substitutos do Colégio de Aplicação (CAP) entregue, nesta quinta-feira (5/3), ao Conselho Universitário da UFRJ (Consuni).  O corte salarial resulta de recente alteração no plano de carreira do magistério de Ensino Fundamental e Média na esfera federal.  Com a mudança, os vencimentos brutos dos docentes caíram de R$ 1.138, 87 para R$ 435,99 para uma jornada de 20 horas semanais.

“Além da reposição, queremos que a base de cálculo dos nossos salários seja revista. Há possibilidades jurídicas para conseguirmos este direito e o CAP mais uma vez se coloca na vanguarda desta luta em prol da educação”, ressalta a socióloga Cecília Campello, representante de aproximadamente 52 professores substitutos. “Compomos metade do corpo docente e fomos selecionados pela nossa qualificação profissional, experiência e titulação para corresponder ao padrão de exigência do ensino desta escola”.

Os conselheiros e o próprio reitor Aloísio Teixeira também foram pegos de surpresa em relação à situação dos professores substitutos do CAP. “Somente agora estou tomando conhecimento desta questão e, certamente, a reitoria  responderá a esta carta, assim como se empenhará em resolver este problema” , ponderou o reitor. Representante dos professores de ensino médio e fundamental e que trouxe o tema à plenária do Consuni, a conselheira Mirian Abduche  lembrou que o caso vem sendo discutido com a Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) na busca de soluções.