Palestra sobre Mídia Livre inicia Semana de calouros da Escola de Comunicação

Teve início nessa segunda-feira (2/3) a semana de recepção de calouros da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ com uma palestra no auditório da CPM que tinha como tema “A mídia Livre”. O diretor adjunto de graduação da Escola, Amaury Fernandes e a diretora Ivana Bentes discorreram sobre o assunto e deram as boas-vindas aos calouros do primeiro semestre. Foram mostrados também trabalhos finais dos alunos da ECO, como o curta de animação “Oswald” do recém formado Gabriel Teixeira.

No início, os professores apresentaram cada uma das habilitações disponíveis na Escola e falaram sobre a importância do Ciclo Básico para que os alunos possam optar corretamente por uma profissão. Amaury Fernandes destacou o bom momento pelo qual a Escola de Comunicação tem passado e ressaltou o aumento do número de vagas e a contratação de 18 novos professores.

Sobre a questão da Mídia Livre Ivana Bentes declarou “A área da comunicação hoje é multimídia, ultra-dinâmica. Os alunos são mídia-livristas”. Foi anunciada também a construção de um Laboratório com software livre. Segundo os palestrantes, a ECO defende a circulação de todos os conteúdos de maneira livre e gratuita. “Livre conhecimento exige livre circulação de textos e de vídeos.” complementou Ivana.

A apresentação contou também com a breve participação do pós-doutor Fernando Salis que ressaltou a importância da troca de conhecimentos dentro de uma universidade. “Comunicação catalisa a necessidade de troca de idéias” disse ele.

No final foi aberto um espaço para debates e livre participação nas outras atividades do ECOmeço. A programação da semana dos calouros continua até sexta-feira com outras palestras.