Instituto de Química recepciona calouros

O ingresso na universidade é recheado de expectativas e dúvidas. Pensando nisso, o Instituto de Química (IQ/UFRJ) acolhe, nesta semana de volta às aulas, os calouros do primeiro semestre de 2009  com programação que busca ambientar os novos estudantes ao IQ.

Hoje, terça-feira (03/03), aconteceu a solenidade de abertura da recepção, na qual falaram Cássia Turci, diretora do IQ, e Ricardo Rodrigues, presidente do Centro Acadêmico do Instituto (CAIQ). Também houve uma mesa-redonda, composta por ex-alunos do IQ, sobre “A profissão de Químico”. Participaram Jorge Fleming, presidente do Conselho Regional de Química (CRQ/3ª região) e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (CEFETEQ); Márcia Couto, química da Anvisa; Marcus Ferreira, gerente da White Martins e Rodrigo José Correa, professor do Instituto de Química.

Logo na abertura da solenidade, Turci fez questão de avisar aos calouros – devidamente caracterizados ao estilo caipira – que eles “devem aproveitar a amplitude que a universidade oferece”. A diretora pediu, ainda, que os ingressantes participem das atividades de pesquisa e extensão, segundo ela, dois dos pilares da UFRJ. Engenheira química de formação, Turci admitiu que as dificuldades das disciplinas do curso de Química podem desanimar, o que contribui para o problema da evasão. Em contrapartida, porém, ela ofereceu a ajuda do orientador acadêmico e dos docentes do Instituto.

Logo após breve fala do representante do Centro Acadêmico e da Comissão Organizadora da 17ª Semana de Química, que acontece nos dias 30 de março a 3 de abril, teve início a mesa-redonda. A apresentação, em ordem cronológica de ano de graduação, foi voltada para a trajetória profissional dos participantes.

Jorge Fleming aproveitou a oportunidade para aconselhar os calouros: “Aproveitem ao máximo o que está sendo oferecido. O que vai acontecer no futuro depende das escolhas que vocês fazem agora”. O professor Rodrigo Correa, por outro lado, apontou que “o nosso diferencial [do Instituto de Química] é o material humano e a diversidade de frentes nas quais você pode trabalhar”. Os demais participantes fizeram coro à afirmação de Correa.

Por fim, foi dado espaço para que os calouros tirassem dúvidas com os ex-alunos. A programação da tarde incluía uma visita guiada ao Museu D. João VI e apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no IQ.

O roteiro dos demais dias está disponível em http://www.iq.ufrj.br/images/Direcao/folder%20calouros%202009.ppt#257,2,Slide 2.