Pediatra analisa “terceirização” dos cuidados com os filhos

No mundo contemporâneo, em que pais e mães dedicam bastante parte de seus dias ao trabalho e sustento do lar, é comum que os filhos fiquem sozinhos  ou aos cuidados de terceiros, seja em creches ou em casa com uma babá.  Essa chamada “terceirização” é analisada pelo médico pediatra José Martins Filho no livro A criança terceirizada: Os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo, que aborda ainda a história da criança na sociedade e a evolução das relações familiares.

No próximo dia 6 de março, Martins Filho estará presente na conferência de abertura do semestre letivo da Maternidade Escola da UFRJ a ser realizada pelo Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil. O médico, que já foi reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ganhador em 1996 do Prêmio Jabuti com outra publicação, Lidando com crianças, conversando com seus pais,  autografará exemplares do livro agora lançado.

O evento tem entrada franca e acontece às 10h30 no Auditório Nobre da Maternidade Escola, que fica na Rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras, Rio de Janeiro.