Núcleo de Estudos Internacionais tem sede nova

Foto: Miguel Eichler

Em dezembro passado, o Núcleo de Estudos Internacionais (NEI), órgão suplementar do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), ganhou um prédio reformado no campus da Praia Vermelha. A antiga estação de força do campus, não mais necessária após melhoria na instalação elétrica, deu lugar à sede do NEI. O prédio, localizado próximo ao anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), já abriga atividades administrativas e, em março, iniciará também atividades acadêmicas. O núcleo desenvolve linhas de pesquisa em economia política internacional e relações internacionais.

De acordo com Ronaldo Fiani, diretor do NEI, o núcleo foi criado em 2006 para agregar estudos aplicados ao contexto internacional. Como órgão suplementar, não pode ter cursos de graduação, embora tenha pós-graduação e participe de atividades de ensino oferecidas por outros institutos da UFRJ.

O NEI terá em 2009 um curso de pós-graduação em economia política internacional. “Essa pós-graduação é desenvolvida de forma conjunta pelo NEI e pelo Instituto de Economia da UFRJ”, ressalta Fiani. O curso oferece 21 vagas, sendo 16 para alunos de mestrado e cinco para doutorado. O prédio possui uma sala de aula equipada com projetor e ar-condicionado.

O Núcleo de Estudos Internacionais participa ainda do curso de graduação em Relações Internacionais, com início em março e que ofereceu 120 vagas divididas em dois semestres no último vestibular. Devido ao seu caráter interdisciplinar que engloba conhecimentos em Direito, Economia, Administração, História e Geografia, o curso contará ainda com a participação de outras unidades, como o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), o Instituto de Economia (IE) e a  Faculdade Nacional de  Direito (FND).